Folha de S. Paulo


Governo sanciona lei que obriga medição individualizada de água

Rivaldo Gomes/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 20-10-2014 - CRISE NO ABASTECIMENTO DE AGUA - 06:39:58 - Por nao ter agua em casa, os moradores do CDHU Martinica, no Campo Limpo, na zona sul, estao fazendo fila de manha para erncher baldes com agua que sai da torneira do registro do condominio. (Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress, NAS RUAS) ***EXCLUSIVO AGORA *** EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE *** UOL E FOLHA.COM CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA *** FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA AGORA *** FONES 3224 2169 * 3224 3342 *** ORG XMIT: AGEN1410200955515294 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Moradores da zona sul de São Paulo fazem fila para encher baldes no auge da crise hídrica

O presidente interino, Michel Temer, sancionou a lei 13.312, que torna obrigatória a medição individualizada do consumo de água. A medida é válida apenas para novos condomínios.

A lei será publicada ainda nesta terça (12) em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU), segundo informações da assessoria do Planalto.

O principal objetivo da medida é ambiental: incentivar a economia de água e distinguir os poupadores dos gastadores.

Para o governo, a medida vai "aprimorar a sustentabilidade ambiental e fazer justiça àqueles que economizam a água do planeta."

Há alguns anos, a medição individualizada vem sendo pregada por especialistas em administração predial como um dos trunfos para a redução do consumo de água.

Segundo estudo do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável), a medição individualizada pode derrubar o consumo de água em até 40%.


Endereço da página:

Links no texto: