Folha de S. Paulo


SP continua com sol e tempo seco até sexta; umidade do ar fica em atenção

Joel Silva/Folhapress
SAO PAULO, SP BRASIL- 12-07-2016 : Usuarios tomam sol no parque do Povo, zona sul de Sao Paulo, em dia mais quente do inverno. A temperatura chegou nos 30 graus.. ( Foto: Joel Silva/ Folhapress ) ***COTIDIANO *** ( ***EXCLUSIVO FOLHA***)
Paulistanos tomam sol no parque do Povo, em São Paulo; cidade tem calor e baixa umidade do ar

A cidade de São Paulo terá mais um dia com baixa umidade relativa do ar, surgimento de névoa seca, temperatura alta e sem previsão de chuva. Contudo, uma frente fria vindo do oceano muda o tempo na quarta, mas logo perde força e o tempo volta a ficar seco na quinta e sexta. Já no fim de semana, uma massa de ar frio deve provocar forte declínio das temperaturas.

Essa instabilidade é em decorrência de um sistema de alta pressão atmosférica que se intensifica sobre a região central do país, especialmente em Minas Gerais, Goiás, Bahia e Tocantins, impedindo a formação de nuvens carregadas e a chegada de frentes frias em São Paulo.

O meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Marcelo Schneider afirma que essa massa de ar quente chega pelo norte e centro do Estado de São Paulo, o que provoca a queda da umidade relativa. Por volta das 14h desta terça (12), a umidade relativa estava em torno de 30% na capital paulista, com temperatura máxima em torno de 30°C. Já no Estado de São Paulo, a umidade varia em torno de 15% a 20%.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera estado de atenção quando a umidade está entre 20% e 30%. Entre 12% e 20%, a organização considera estado de alerta. Já índices inferiores a 12% são tidos como estado de emergência sanitária.

De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, quando a umidade está em estado de atenção, as pessoas devem evitar exercícios físicos ao ar livre –das 11h até as 15h–, permanecer em locais protegidos do sol, umidificar o ambiente com vaporizados, toalhas molhadas ou colocar recipientes com água.

O médico do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), da Secretaria de Estado da Saúde, recomenda ainda ingerir bastante líquido, lavar o nariz com soro fisiológico e manter uma alimentação leve.

Esse tempo seco é característico para esse período do ano, segundo o meteorologista. Contudo, ventos de sudeste trazem umidade oceânica para São Paulo nesta quarta 913), com ocorrência de névoa úmida ao amanhecer e ao anoitecer no Vale do Ribeira, litoral e regiões serranas. A temperatura máxima deve ficar em torno de 25°C na capital paulista, com possibilidade de uma leve garoa e umidade relativa do ar não deve ser inferior a 40%.

A tendência é que essa alta pressão atmosférica se desloque para o oceano Atlântico a partir de quinta-feira (14), o que provoca aumento de nebulosidade no sul e leste do Estado de São Paulo. Tanto na quinta quanto na sexta haverá o predomínio do sol e baixa umidade relativa do ar à tarde. A temperatura máxima deve ficar em torno de 29°C nos dois dias.

Com a passagem dessa massa de ar quente, o Estado de São Paulo terá chuva e declínio acentuado da temperatura no fim de semana, com tempo parcialmente nublado. A previsão para sábado (16) é de chuva fraca ou garoa, com temperatura máxima em torno de 18°C e mínima de 12°C. Já no domingo (17), o sol volta a aparecer, mas a temperatura máxima não passa de 18°C e, a mínima, de 8°C.


Endereço da página:

Links no texto: