Folha de S. Paulo


Polícia resgata oito pessoas sob exploração sexual em área olímpica

Oito pessoas, sendo três adolescentes, foram resgatadas na madrugada deste sábado (9) em uma operação de combate à exploração sexual na praia da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, principais bairros de competição da Olimpíada. Participaram da ação a Polícia Civil, o Ministério Público e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Rio.

A polícia afirmou que tenta agora identificar comerciantes que colaborem para a prática do crime. Não houve prisões.

"A Polícia Civil, com o apoio do Ministério Público, irá representar na Justiça pela cassação dos alvarás de funcionamento dos comerciantes identificados", diz o órgão, em nota.

De acordo com o Ministério Público do Rio, o inquérito foi aberto após um aumento nas denúncias sobre exploração sexual contra crianças e adolescentes na orla do Recreio e Barra.

"Alguns envolvidos já foram identificados e providências criminais serão tomadas", afirmou o procurador Márcio Mothé, coordenador de Direitos Humanos do MP do Rio.

Segundo a investigação, a exploração sexual de menores se concentra entre os postos 10 e 12. Os adolescentes resgatados tinham entre 15 e 16 anos.

Todas as pessoas envolvidas na cadeia da exploração sexual —quem atrai, agencia o adolescente, clientes e responsáveis por estabelecimentos onde o crime é praticado— responde pelo crime de favorecimento à prostituição, cuja pena pode chegar a dez anos de prisão.


Endereço da página: