Folha de S. Paulo


Frio em São Paulo aumenta na sexta; temperatura pode chegar a 6°C

A queda de temperatura na região metropolitana de São Paulo acentua-se na sexta-feira (8).

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), prevê mínima de até 6°C na capital paulista. Já o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências, da prefeitura) estima 9°C nos bairros mais afastados, na madrugada de sexta.

Nesta quinta-feira (7), a mínima registrada na capital paulista chegou a 11,8°C durante a manhã, segundo o CGE. Segundo Adilson Nazário, técnico em meteorologia do órgão municipal, a queda era esperada, por conta da passagem de uma frente fria, seguida de massa de ar polar.

A baixa temperatura, de acordo com Nazário, deve ir da noite desta quinta até a madrugada de sábado. No interior do Estado, a previsão para as próximas três madrugadas inclui a ocorrência de geadas no Vale do RIbeira e na Serra da Mantiqueira.

A partir de domingo a expectativa é de aumento na temperatura. "Esse frio não será nada comparado aos quase dez dias de junho [em que houve frio rigoroso]. É uma queda rápida, com elevação já no final de semana", diz.

A mínima prevista segundo o Inmet para sábado é de 8°C, com máxima de 24°C. A partir de domingo, a mínima já é superior a 10°C, com 12°C no domingo e 15°C na segunda-feira (11). As máximas chegam a 28°C em ambos os dias.

SEM CHUVA

A chuva que era aguardada em São Paulo nesta quinta não ocorreu, frustrando os que contavam com a precipitação para melhorar a qualidade do ar.

"A frente fria passou muito rápido e não trouxe chuva. O última dia que choveu para valer em São Paulo foi 7 de junho", diz Nazário –a capital completa um mês sem chuvas relevantes, portanto.

O técnico reitera que julho é um mês de histórico seco, portanto a falta de chuvas é normal. "Tivemos dois meses (maio e junho) com chuvas acima da média. A expectativa para este mês é de 48,5 mm, a média histórica desde 1995, mas estamos com 0 mm até agora", afirma.


Endereço da página:

Links no texto: