Folha de S. Paulo


FAB e bombeiros acham destroços de helicóptero desaparecido em SP

Equipes da Aeronáutica e do Corpo de Bombeiros encontram na manhã desta segunda-feira (27) os destroços do helicóptero que saiu de São Paulo neste domingo (26) e tinha como destino a cidade de Americana (a 128 km de São Paulo).

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que as cinco pessoas que estavam a bordo da aeronave, modelo Bell 407, morreram. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.

Segundo a Aeronáutica, os destroços foram localizados próximo a Jundiaí (a 60 km de São Paulo) pela tripulação da aeronave especializada, modelo SC-105, por volta das 8h desta segunda. De acordo com os bombeiros, as equipes do Águia de Campinas (SP) localizaram os destroços na região do Km 42 em Jundiaí.

Em função das condições de visibilidade e das características geográficas da região, a Aeronáutica informou que foi deslocado um helicóptero Águia, da Polícia Militar, para o local, que confirmou que se tratava dos destroços da aeronave desaparecida.

Peritos do Seripa 4 (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foram para o local para fazer uma apuração inicial dos fatos. O helicóptero decolou do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, por volta das 7h50 deste domingo.

Além da FAB, as buscas pelo helicóptero também contaram com a ajuda do Corpo de Bombeiros. As buscas começaram ainda na noite deste domingo, mas foram suspensas devido ao mau tempo e retomadas pela manhã.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que a aeronave estava regularizada. Segundo o órgão, a Safra Leasing, do grupo Safra, é proprietária do veículo. O operador consta como a empresa Ale Costa Negócios e Participações, do empresário Alexandre Costa, fundador da Cacau Show.

A assessoria de imprensa do banco Safra informou que apenas fez a operação de leasing (arrendamento) do helicóptero. A Ale Costa Empreendimentos diz que o helicóptero está em nome da companhia, mas havia sido vendido em setembro do ano passado para Geraldo Vagner de Oliveira.

Geraldo Vagner de Oliveira é uma das vítimas do acidente, segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo. Além dele, morreram Francisco Roberto Rebolo, Osmar Machini, Wagner Lanzoti e a piloto da aeronave Jovilde Aparecida Calisctil.

Onde os destroços foram encontrados


Endereço da página:

Links no texto: