Folha de S. Paulo


Inverno começa nesta segunda com previsão de semana fria em São Paulo

O hemisfério sul entra no inverno oficialmente às 19h34 (horário de Brasília) desta segunda-feira (20), e a nova estação começa com frio e chuva na cidade de São Paulo. Por enquanto, nada comparado às temperaturas próximas do zero grau do início de junho.

Nesta segunda, a nebulosidade aumenta sobre a capital e pode chover a qualquer momento, segundo a Climatempo. A precipitação terá, no entanto, intensidade fraca e não há risco de temporais.

A tendência é que a temperatura não suba muito ao longo da tarde. A mínima deve ser de 13ºC e a máxima não deve passar dos 19ºC, aponta o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).

Ao longo da semana, mais chuva. Na terça (21), há previsão de chuvas periódicas, mas a temperatura não sofre grande alteração: 14ºC de mínima e 19ºC de máxima.

Na quarta (22), estão previstas pancadas de chuva com trovoadas. A mínima sobe ligeiramente para 15ºC, e a máxima, também, para 20ºC –temperatura que se mantém até sábado.

A chuva deve se concentrar, na quinta-feira (23), no período da manhã. A mínima volta a cair, para 12ºC, e permanece em queda nos dois dias seguintes: 11ºC e 10ºC, respectivamente.

Não há previsão de chuva para sexta-feira (24) e sábado (25), mas o tempo continua parcialmente nublado.

Por enquanto, as previsões de temperatura estão dentro do normal para essa época do ano na cidade –mínimas de 12°C e máximas de 22°C, segundo os registros históricos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

No final de junho e em julho ainda deve chover um pouco, mas o ar deverá ficar extremamente seco entre agosto e setembro. Nas estimativas da Climatempo, poderá haver alguns dias com umidade do ar abaixo dos 20%, como em vários desertos do mundo.


Endereço da página:

Links no texto: