Folha de S. Paulo


Câmara de SP aprova em 1ª votação projeto para remunerar ciclistas

Divulgacao
TOUR CENTRO turistas durante passeio de bicicleta Bike Tour SP pelo centro de Sao Paulo. ( Divulgacao) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Ciclista passa pelo Viaduto do Chá, na região central da capital paulista

Os ciclistas de São Paulo podem ser recompensados financeiramente por usarem a bicicleta para ir ao trabalho. Pelo menos é o que pretende um projeto de lei em trâmite na Câmara Municipal de São Paulo, aprovado em primeira votação no plenário nesta terça-feira (7).

O PL 147/2016, que institui o programa Bike SP, é do vereador José Police Neto (PSD). Caso seja aprovado, quem for trabalhar de bicicleta pelo menos três vezes por semana pode ser beneficiado com o "Cartão do ciclista", em que receberá pelo menos R$ 50 mensais, além de um bônus por quilômetro rodado. O valor poderá ser usado em serviços de manutenção e para a compra equipamentos ou mesmo uma nova bicicleta. A quantia poderá ser subsidiada de forma integral pela prefeitura.

Como incentivo, a empresa que aderir ao programa poderá deduzir até 20% do IPTU. Para conseguir a isenção, a companhia deve ofertar vagas de estacionamento para as bicicletas e vestiário com chuveiros para os ciclistas, além de ter pelo menos 30% dos funcionários participando do programa.

A regulamentação ainda vai ser discutida com a prefeitura, segundo o vereador, mas a fiscalização pode ser feita por aplicativos para celular com geolocalização, já usados por parte dos ciclistas, ou com auxílio dos empregadores.

O ônus também não ficaria para o Executivo, que substituiria o subsídio do vale-transporte pelo do cartão do ciclista.

"A gente está buscando uma forma de a bicicleta ser reconhecida como modelo de transporte. Há uma história antiga que diz que a bicicleta é lúdica, só serve de passeio. Mas fica cada vez mais claro que é um veículo importante, principalmente em distâncias menores, de até 15 km", diz Police Neto.

"A bicicleta passa a ser não uma solução para o problema da mobilidade, mas uma alternativa absolutamente viável", afirma.

O projeto ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário (o que deve acontecer ainda neste mês, diz o parlamentar), antes de ser encaminhado para sanção do prefeito Fernando Haddad.

O programa, se o projeto de lei for aprovado, será coordenado pela Secretaria Municipal de Transportes e pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Outros países também têm incentivos para aumentar o uso de bicicleta. Em 2014, por exemplo, a França fez um experimento de seis meses com cerca de 20 empresas, que possuíam 10 mil funcionários no total, em que pagava € 0,25 por quilômetro percorrido de bicicleta.


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