Folha de S. Paulo


Após morte de jovem, governo de SP quer mais câmeras na Imigrantes

O secretário da Segurança Pública da gestão Geraldo Alckmin (PSDB), Mágino Alves Barbosa Filho, disse neste sábado (28), que vai pedir à Ecovias (concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes), a instalação de mais câmeras de monitoramento e iluminação mais ampla no trecho da rodovia dos Imigrantes, onde o estudante Reinaldo Lima de Souza Junior, 17, foi morto ao ser atingido por uma pedra na noite de quinta (26).

Barbosa Filho fez o anúncio em uma entrevista coletiva com autoridades de segurança da Baixada Santista. A quadrilha agiu entre os quilômetros 58,5 e 59,5 (pista sul) bem próximo a um muro de três metros de altura erguido neste ano para dar mais segurança à via.

No trecho, diz o secretário, já existe uma câmera de monitoramento, mas ela "não se mostrou suficiente para evitar aquele tipo de ocorrência."

Arquivo Pessoal
Reinaldo Lima de Souza Junior, 17, morto após ser atingido por uma pedra em assalto na Imigrantes
Reinaldo Lima de Souza Junior, 17, morto após ser atingido por uma pedra em assalto na Imigrantes

A Polícia Civil já analisou as imagens captadas, mas informou que não conseguiu verificar os bandidos por meio delas. "Aquela câmera não tem uma dedicação exclusiva para a segurança dos muros. Ela tem um uso compartilhado. Ela se dedica à segurança viária e à segurança do entorno".

O secretário diz ainda que solicitará novas câmeras do início ao fim dos muros. "Nós podemos implantar, inclusive, o vídeo analítico que vai possibilitar a detecção de uma situação de risco com pessoas invadindo a pista ou o surgimento de um agrupamento de pessoas por de trás do muro, possibilitando uma reação da polícia no local".

A melhora de iluminação será pedida para um trecho de dois quilômetros a partir do fim dos muros. "Nós vamos querer ali uma iluminação de um outro padrão, que possibilite uma maior segurança para os usuários da estrada", disse o titular da segurança paulista.

O secretário também anunciou que vai pedir uma limpeza da área do entorno dos muros. Segundo ele, há uma obra que gera entulho naquele trecho. "Esse entulho pode ser o que foi utilizado para o arremesso dessas pedras nos veículos atingidos."

Para o retorno deste feriado prolongado, Barbosa Filho garantiu que o patrulhamento será intensificado neste domingo (29) com uso, inclusive, de viatura de duas rodas, visando, segundo ele, "dar uma agilidade maior ainda no atendimento de eventuais ocorrências".

Gilmar Alves Jr/Folhapress
Carro onde estava o estava o jovem Reinaldo Junior, morto após pedrada
Carro onde estava o estava o jovem Reinaldo Junior, morto após pedrada

INQUÉRITO

O delegado Antônio Sérgio Messias, titular de Cubatão, disse que as investigações sobre os autores do crime estão "bem adiantadas". "Esperamos nas próximas horas prender esses suspeitos, que serão encaminhados para reconhecimento pelas pessoas que foram vítimas desse fato."

Na noite desta sexta-feira (27), um retrato falado do suspeito de matar o estudante foi divulgado pela polícia. Messias não divulgou os locais de Cubatão onde as buscas ocorrem para não prejudicar as investigações.


Endereço da página:

Links no texto: