Folha de S. Paulo


PMs de SP obrigam suspeito a gritar que é 'vagabundo' e que 'ama a polícia'

Policiais obrigam garoto a dizer que ama a PM

Um vídeo gravado por moradores da zona leste de São Paulo mostra um jovem sendo agredido por policiais e, em seguida, sendo obrigado a caminhar e gritar palavras sugeridas pelos PMs. O jovem, ainda não identificado, aparece gritando, entre outras palavras, que ama a polícia e que é vagabundo. "Eu amo a polícia! Eu amo a polícia! Eu sou vagabundo! Eu não presto! Eu amo o [Força] Tático [sic]. O Tático é foda!".

O suspeito aparece algemado, com as mãos para trás, e caminha ao lado de um policial militar fardado por uma rua escura, com casas e um bar. Ambos são seguidos por um carro da Força Tática –grupo especial da PM de SP.

Há o registro de pelo menos uma agressão, um tapa no rosto, mas os sons da gravação indicam que o rapaz pode ter levado outros tapas para que gritasse mais alto. Essas agressões que não aparecem no vídeo são narradas pelos moradores que gravam o vídeo, divulgado pelo blog "Negro Belchior", da revista "Carta Capital".

Ainda segundo o blog, o episódio ocorreu no dia 22 de maio no Jardim Planalto, região de Sapopemba, zona leste.

Em nota, a PM afirmou que o vídeo "sugere postura inadequada e contrária aos procedimentos preconizados pela Polícia Militar, independentemente da infração cometida pelo suspeito, motivo pelo qual será instaurada rigorosa apuração".


Endereço da página:

Links no texto: