Folha de S. Paulo


Miguel Rosenberg (1926-2016)

Mortes: Dublador, deu voz ao Zé Colmeia e ao sr. Burns

Divulgação
Zé Colmeia e sr. Burns, personagens dublados por Miguel Rosenberg (1926-2016)
Zé Colmeia e sr. Burns, personagens dublados por Miguel Rosenberg (1926-2016)

Era início dos anos 50. Miguel Rosenberg ligou a televisão e, pela primeira vez, viu atores estrangeiros falando em português. Ficou encantado, curioso. Em pouco tempo, estava ele mesmo dando voz a personagens famosos.

Nascido e criado no Rio de Janeiro, ele começou a trabalhar, nos anos 40, como vendedor de livros. Amava leitura, mas já naquela época sabia que não queria essa profissão. Chegava a incentivar os clientes a fazer crediários para evitar que deixasse o trabalho antes do próximo mês.

Assim, não demorou para agarrar a oportunidade de trabalhar no rádio, sua outra paixão. Foi radioator da Tupi, da Guanabara, da Nacional, da Bandeirantes, antes de descobrir a dublagem -a novidade acabou atraindo muitos outros profissionais da sua área.

Alternou a dublagem com trabalhos em rádios, TV, cinema e teatro. Foram filmes como "Rio 40 Graus" e "O Assalto ao Trem Pagador", novelas como "Selva de Pedra" e "A Gata Comeu", peças como "As Feiticeiras de Salém" e "A Morte do Caixeiro Viajante".

Na dublagem, lembrava com carinho do Zé Colmeia e do sr. Burns, de "Os Simpsons", mas também fez "Harry Potter", "Star Wars", "Homem Aranha", entre outros.

Passava dias inteiros no estúdio. Parou de atuar no inicio dos anos 2000 devido a falhas de memória, mas as dublagens, manteve até o final.

Seu hobby ainda era a leitura. Lia tudo, até conto infantil às netas, quando pequenas.

O jeito sério e o pavio curto mudaram com o tempo. Ficou mais calmo, tranquilo.

Morreu dia 6, aos 90 anos, após falência dos órgãos. Deixa dois filhos e cinco netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

-


Endereço da página:

Links no texto: