Folha de S. Paulo


Vídeo mostra mega-assalto a transportadora de valores

Ação de criminosos em mega-assalto

Um vídeo revelou a ação dos criminosos durante o mega-assalto à transportadora de valores Protege, em Campinas, em 14 de março.

As imagens, que foram veiculadas no "SPTV", da TV Globo, mostram como os assaltantes utilizaram fuzis para metralhar a unidade da transportadora. É possível ver, na câmera interna, um segurança se jogar no chão sob a saraivada de tiros. O vigia deixa a própria arma cair enquanto se arrasta.

Após arrombar a primeira porta, um grupo instala uma espécie de grade com explosivos parede interna da Protege e derruba o portão externo, para a entrada de um caminhão. Os pavios então são atendidos e a explosão abre um rombo, onde os criminosos encostam a traseira de um caminhão, para carregamento do dinheiro.

Outra explosão é realizada na sala do cofre e o grupo leva embora cerca de R$ 50 milhões. A ação durou cerca de 45 minutos –o horário inicial da câmera de segurança é 4h29, e o caminhão deixa a transportadora de valores às 5h16.

Denny Cesare/Codigo19/Folhapress
Policiais e funcionários da Protege em frente a cratera aberta na parede pela explosão
Policiais e funcionários da Protege após explosão e assalto a unidade da empresa, em Campinas (SP)

ROTINA

Na cidade de Campinas, duas transportadoras de valores foram alvo de mega-assaltos nos últimos meses. Um em novembro, na Prosegur, e outro em março, na Protege. Além disso, uma empresa de segurança teve roubadas 60 armas no dia 1º.

A rotina de assaltos de grande porte, com utilização de armamento pesado, tem sido recorrente no interior paulista. Em geral o alvo são transportadoras de valores, que comportam quantidade vultosas de dinheiro. Crimes assim ocorreram também em abril na rodovia Anhanguera e em Santos.

Ações criminosas semelhantes foram registradas nos últimos meses em ao menos outros seis Estados (Pernambuco, Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Sul e Espírito Santo).

Editoria de Arte/Folhapress
Entenda como foi o assalto à transportadora Protege, na madrugada de segunda (14), em Campinas

Endereço da página:

Links no texto: