Folha de S. Paulo


No Rio, homicídios têm alta de 39% em abril; letalidade policial cresce 33,6%

A escalada da violência no Estado do Rio de Janeiro mais uma vez foi confirmada pelos números oficiais.

Relatório do ISP (Instituto de Segurança Pública) divulgado nesta quinta-feira (19) mostrou que, entre janeiro e abril de 2016, houve 1.715 mortes classificadas como homicídios dolosos (com intenção de matar). O dado representa aumento de 15,8% na comparação com o ano anterior. Este mesmo período, em 2015, somou 1.486 homicídios dolosos.

No mês de abril de 2016, as autoridades contabilizaram 471 homicídios dolosos, enquanto, em 2015, foram 339 casos - um aumento de 38,9%.

O índice classificado como letalidade violenta (que inclui homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e homicídio decorrente de oposição à intervenção policial) também apresentou um aumento. Em relação ao mesmo período de 2015, o número cresceu 33,6%. Foram 423 casos em 2015, contra 565 em 2016.

CASO RECENTE

Na noite de segunda-feira, um bebê de um ano morreu após ser baleado no município de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. A criança estava no banco traseiro de um carro quando foi atingida na cabeça por um disparo. A família havia acabado de deixar um aniversário, no bairro do Mutuá, na região central da cidade.

Não havia tiroteio no momento do crime. Em depoimento à polícia, os pais de Juan Rodrigues Morales Benites disseram que haviam acabado de deixar uma festa e perceberam que o carro da família estava sendo seguido.

O pai do menino, que estava na direção, decidiu parar o veículo. Neste momento, um dos passageiros deste veículo atirou contra o carro onde estava a criança. Ao lado do menino, a mãe logo percebeu que havia sido ferido.

O tiro atravessou o porta-malas e atingiu o bebê que estava no banco traseiro ao lado da mãe e da avó. A família ainda socorreu a criança no Hospital das Clínicas de São Gonçalo, mas ele não resistiu ao ferimento.

Reprodução/Tv Globo
Em detalhe, furo de bala no carro da família
Em detalhe, furo de bala no carro da família

Endereço da página:

Links no texto: