Folha de S. Paulo


Chuva deixa SP com trânsito acima da média e em estado de atenção

Zanone Fraissat/Folhapress
Paulistanos se protegem da chuva na região central de São Paulo
Paulistanos se protegem da chuva na região central de São Paulo

Mal os paulistanos se recuperam do forte temporal da última segunda-feira (16), quando duas pessoas morreram na região metropolitana, toda a cidade de São Paulo foi colocada em estado de atenção para alagamentos na manhã desta quarta-feira (18) devido à chuva.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, informou que todas as regiões da cidade entrou em atenção por volta das 9h10. A cidade deixou esse status às 13h, voltando ao estado de observação.

O meteorologista do CGE, Michel Pantera, afirmou que havia uma grande área de instabilidade vinda da região de Sorocaba, interior paulista, e, por isso, o órgão colocou, de forma preventiva, toda a cidade em atenção. Porém, a chuva veio menos intensa e chove de forma moderada em vários pontos da cidade, principalmente nas zonas sul e oeste. A tendência é de chuva generalizada, porém moderada, ao longo do dia em São Paulo.

Ainda não foi registrado nenhum ponto de alagamento na cidade. Contudo, por volta das 10h, a CET (Companhia Engenharia de Tráfego) registrava 103 km de morosidade –o que representa 11,8% dos 835 km de vias monitoradas, percentual está acima do índice máximo para o horário que é de 10,78%. As piores regiões são as zonas sul e oeste com 38 km e 33 km, respectivamente.

No horário, as piores vias eram a marginal Pinheiros: sentido Interlagos, com 10,2 km de lentidão, e sentido Castello Branco, com 3,4 km, e a avenida 23 de Maio, no sentido Santana (zona norte), com 4,5 km de retenção.

TEMPORAL DE SEGUNDA

A chuva da última segunda (16) levou ao desabamento de 189 árvores na capital paulista, provocou panes nas redes elétricas e semafórica e bloqueios em ruas e calçadas afetadas pelos destroços da vegetação.

Nesta terça (17), regiões como Perdizes, Pinheiros e Sumaré ainda estavam sem energia elétrica. A Eletropaulo informou nesta quarta que nessas regiões os circuitos principais de energia já haviam sido restabelecidos e que apenas pontos isolados na cidade estavam sem energia.

Olha a árvore

Segundo técnicos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o forte temporal da última segunda foi provocado por um fenômeno chamado de "microexplosão". Trata-se de rajada de vento que vem das nuvens em alta velocidade e que se espalha com força ao chegar ao solo.

O Inmet diz que os ventos provavelmente superaram 100 km/h, embora os registros de estações meteorológicas, restritas a pontos específicos, tenham sido de até 77 km/h, em Barueri (Grande SP) –ante 51,5 km no mirante de Santana (zona norte).

PREVISÃO

Para os próximos dias, o sol aparece entre nuvens apesar dos ventos úmidos que sopram do oceano causarem muita nebulosidade e chuviscos. De acordo com os meteorologistas, chove fraco nesta quinta-feira (19) e a temperatura máxima deve ficar abaixo dos 22°C.

Na sexta-feira (20), o tempo melhora e o sol aparece entre nuvens, favorecendo a gradativa elevação das temperaturas no decorrer do dia. A temperatura mínima deve ficar em torno de 15°C e, a máxima, 25°C. Há previsão de pancadas de chuva no final da tarde e começo da noite.


Endereço da página:

Links no texto: