Folha de S. Paulo


Cem barracos são atingidos por fogo na favela de Paraisópolis, em SP

Luciano Amarante/Folhapress
São Paulo - 14.05.2016 - COTODIANO - Incêndio na Comunidade de Paraisópolis. Foto: Luciano Amarante/Folhapress
Fogo consome barracos na favela de Paraisópolis, na zona oeste de São Paulo

Um incêndio de grandes proporções atinge a favela de Paraisópolis, na zona oeste de São Paulo, desde o final da tarde deste sábado (14). Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo teve início por volta das 17h e se espalhou por uma área de cerca de mil metros quadrados.

Cerca de cem barracos foram atingidos –vários deles destruídos pelas chamas– e, até o momento, não há informações de feridos. A corporação enviou 15 carros e aproximadamente 45 bombeiros ao local. Por volta das 20h30, o incêndio já estava controlado com combate a brasas que poderiam tornar-se novos focos.

A área afetada tem majoritariamente barracos de madeira, diferentemente de boa parte de Paraisópolis, onde existem casas de alvenaria. As pessoas, assustadas e chorando, muitas com o rosto todo preto de fuligem, andam pela rua tentando achar parentes e amigos. Quando alguém encontra um conhecido, é motivo para comemoração.

As ruas no entorno estão no escuro e o cheiro de fumaça se espalha até a área nobre do Morumbi, na avenida Giovanni Gronchi.

Gilson Rodrigues, presidente da associação de moradores, diz que cerca de 300 famílias foram afetadas. "Não descartamos óbitos. Há várias pessoas dizendo que não encontraram ainda seus parentes." Ele suspeita que a causa do fogo tenha sido a explosão de um botijão de gás.

Apesar de as chamas já estarem quase extintas, o fogo volta a aparecer em cantos de casas de vez em quando. O topo dos postes de madeira nas ruas da favela estão em brasa, e o barulho de água saindo das mangueiras dos bombeiros é forte.

A moradora Beatriz Rocha, que perdeu tudo, afirma que a prefeitura já deveria ter retirado as pessoas da área para participarem de programas de moradia. "Fomos cadastrados em 2014", disse.

Mariana Duarte, também moradora, conta que foi salva pelo seu poodle Bob. "Ele que deu o alerta levantando as orelhas. Quando vi, o fogo estava entrando pelo teto da minha casa." Beatriz não conseguiu salvar nenhum pertence, mas ela, o marido e o cão passam bem.

No vídeo abaixo, enviado por um leitor, é possível ver o fogo ainda no início do incêndio, no final da tarde deste sábado.

Incêndio em Paraisópolis


Endereço da página:

Links no texto: