Folha de S. Paulo


Obras de Niemeyer no Ibirapuera são tombadas pelo patrimônio histórico

Clarissa Cavalheiro/Reuters
Museu de Arte Contemporânea, obra de Oscar Niemeyer em Niterói, foi tombado pelo Iphan
Museu de Arte Contemporânea, obra de Oscar Niemeyer em Niterói, foi tombado pelo Iphan

Obras de Oscar Niemeyer foram tombadas na sexta-feira (6) pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

As construções selecionadas pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural são o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói e a Passarela do Samba, no Rio, e o Conjunto de Edificações projetadas por Niemeyer para o parque Ibirapuera, em São Paulo.

Em julho de 2007, ano em que o arquiteto completou cem anos de vida, Niemeyer encaminhou ao então Secretário-Executivo do Ministério da Cultura e atual Ministro da Cultura, Juca Ferreira, uma relação de 28 obras suas as quais gostaria que fossem tombadas.

A partir daí, coube ao Iphan identificar as peças consideradas referenciais e representativas de diferentes momentos da produção do arquiteto a serem protegidos pelo Patrimônio Cultural Brasileiro. A inclusão das três criações de Niemeyer segue as recomendações do próprio Conselho Consultivo, que aprovou o tombamento das outras 24 no ano do centenário do arquiteto.

Reinaldo Canato/UOL
Prédio conhecido como Oca, no parque Ibirapuera, foi tombado pelo Iphan
Prédio conhecido como Oca, no parque Ibirapuera, foi tombado pelo Iphan

Niemeyer foi o responsável pelo projeto arquitetônico do Parque do Ibirapuera, enquanto Burle Marx teve a responsabilidade pelo projeto paisagístico. A proposta de tombamento se dá especificamente aos monumentos do parque projetados por Niemeyer.

São eles: a marquise, o Palácio das Nações (Museu Afro Brasil), o Palácio dos Estados (atualmente desocupado), o Palácio das Indústrias (Pavilhão Armando de Arruda Pereira, atualmente ocupado pela Fundação Bienal), o Palácio de Exposições ou das Artes (conhecido como Oca), e o Palácio da Agricultura (Museu de Arte Contemporânea da USP).

Colado à Baía de Guanabara, o MAC é o principal cartão postal da antiga capital do Estado do Rio. Inaugurado em 1996, o museu se assemelha à de um disco voador, e sua fachada oferece uma das melhores vistas panorâmicas do Rio.

Oficialmente denominada "Passarela Darcy Ribeiro", em homenagem ao antropólogo Darcy Ribeiro, um dos idealizadores do projeto, a Passarela do Samba ou Sambódromo foi inaugurada em 1984, no primeiro governo de Leonel Brizola no Estado.

O projeto buscava criar um ícone para abrigar o espetáculo do desfile das escolas de samba, tradicional no Rio desde o fim do século 19.

Localizado na avenida Marquês de Sapucaí, o Sambódromo acomoda um público de aproximadamente 60 mil pessoas em arquibancadas e camarotes ao longo de seus 650 metros.

Oscar Niemeyer morreu no dia 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos.


Endereço da página: