Folha de S. Paulo


Conheça os convidados do fórum sobre políticas sociais nas periferias

Conheça abaixo os participantes do seminário internacional Cidades e Territórios: Encontros e Fronteiras na Busca da Equidade, que será realizado no dia 14 de junho, em São Paulo.

Promovido pela Folha e pela Fundação Tide Setubal, o fórum busca fomentar o debate sobre políticas públicas, principalmente na esfera social, e discutir meios de atenuar as desigualdades entre os diferentes territórios dos grandes centros urbanos.

A conferência de abertura será feita pela professora Saskia Sassen, da Universidade de Columbia (EUA), referência mundial no tema da globalização e das migrações urbanas.

O evento acontece na Fecomercio (rua Dr. Plinio Barreto, 285, São Paulo), das 8h30 às 18h.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site Eventos Folha. Para saber a programação completa, clique aqui.

*

Divulgação

Aldaíza Sposati

Professora titular da Faculdade de Serviço Social da PUC-SP e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social. Foi secretária municipal da Assistência Social (2002-2004) e vereadora em São Paulo por três mandatos.

-

Renato Stockler - 27.ago.2013/Na Lata

Alessandra Orofino

Cofundadora da Meu Rio, organização independente de mobilização social, também cofundou a sede da incubadora Purpose no Rio de Janeiro. Hoje é diretora-executiva da Rede Nossas Cidades. É uma das curadoras do blog #AgoraÉqueSãoElas, da Folha.

-

Divulgação

Beatriz Pedreira

Beatriz Pedreira é cientista social e pesquisadora de novos comportamentos políticos. Trabalha com projetos de inovação pública e política que estimulam e envolver a sociedade em causas públicas. Co-criou e coordenou o projeto de pesquisa Sonho Brasileiro da Política, é o co-fundadora do Update, uma organização que mapeia e promove a inovação política na América Latina.

-

Divulgação

Choukri Ben Ayed

Professor do Departamento de Sociologia da Université de Limoges. É diretor da pós-graduação em sociedades e organizações da universidade e codiretor do grupo de estudos sobre sociedades contemporâneas. Especialista em educação nas periferias de Paris.

-

Divulgação

Christian Dunker

Psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP, cofundador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da universidade. Autor de "Mal-estar, Sofrimento e Sintoma: a Psicopatologia do Brasil entre Muros" (Ed. Boitempo).

-

Divulgação

Jailson de Souza e Silva

Criador do portal Observatório de Favelas, do Rio de Janeiro, professor associado de geografia da Universidade Federal Fluminense. Doutor em sociologia da educação pela PUC-Rio, fez pós-doutorado no John Jay College of Criminal Justice da City University of New York.

-

Divulgação

Maria Alice (Neca) Setubal

Socióloga, doutora em psicologia da educação pela PUC-SP. É presidente dos conselhos da Fundação Tide Setubal e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Pesquisa educação, desigualdades e territórios vulneráveis.

-

Divulgação

Pablo Maturana

Consultor internacional, é subdiretor da área de Projeção da Cidade da Agência Metropolitana de Cooperação de Medellín (Colômbia). É professor de cooperação e relações internacionais em universidades públicas e privadas.

-

Divulgação

Regina Novaes

Doutora em antropologia social pela USP e pesquisadora sobre religião e políticas públicas para a juventude. Foi professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, secretária-adjunta nacional de Juventude e presidente do Conselho Nacional da Juventude (2005-2007).

-

Eduardo Knapp - 4.jun.2012/Folhapress

Ricardo Abramovay

Professor aposentado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. É autor de "Muito Além da Economia Verde" e coautor de "Lixo Zero: Gestão de Resíduos Sólidos para uma Sociedade mais Próspera" (Ed. Planeta Sustentável)

-

Reprodução/Youtube

Ricardo Sennes

Doutor em ciência política, é diretor da consultoria Prospectiva, especializada em assuntos internacionais, e coordenador do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP. É pesquisador sênior não residente do Atlantic Council, centro de estudos em Washington.

-

Olga Lysloff - 10.jul.2012/Folhapress

Robinson Padial

Conhecido como Binho, o poeta organiza semanalmente o sarau que leva seu apelido, desde 2004, no bairro do Campo Limpo, zona sul de São Paulo. A prática deu origem a um livro de poesias, "Sarau do Binho", lançado em 2013, com mais de 179 autores da periferia.

-

Divulgação

Rodrigo Bandeira

Cofundador do Instituto Cidade Democrática, que busca utilizar a inteligência coletiva para alavancar a influência da sociedade nas decisões dos seus representantes públicos. Desenvolve projetos estruturantes para o campo da participação social, como a Ontologia de Participação Social na América Latina e o Mapeamento do Ecossistema da Participação Social.

-

Divulgação

Ronaldo Almeida

Professor do Departamento de Antropologia da Unicamp e diretor científico do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), especializado em religião, cidade e pobreza. Doutor em antropologia social pela USP com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris.

-

Larry Busacca - 21.jul.2015/NYT

Saskia Sassen

Socióloga de origem holandesa, é professora da Universidade de Columbia (EUA) e chefe do Comitê de Pensamento Global da universidade. Referência mundial no tema globalização e migrações urbanas, recebeu o Prêmio Princesa das Astúrias na categoria Ciências Sociais em 2013 e foi eleita para a Academia Real de Ciências da Holanda. Seu próximo livro, "Expulsões: Brutalidade e complexidade na economia global", sai pela editora Paz e Terra no segundo semestre.

-

9.ago.2013/Na Lata

Tony Marlon

Jornalista e idealizador do Instituto Escola de Notícias, instituição de comunicação e empreendedorismo comunitário, no bairro do Campo Limpo. Foi finalista do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro em 2013.


Endereço da página:

Links no texto: