Folha de S. Paulo


Faltam médicos em postos de saúde de instituto parceiro da gestão Haddad

Faltam médicos em três unidades de saúde da gestão Fernando Haddad (PT) que foram assumidas pelo Iabas (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde). Os postos ficam no centro e na zona norte de São Paulo.

A OS (organização social) é a nova responsável por unidades antes administradas pela Santa Casa, como o pronto-socorro Lauro Ribas Braga (Santana) e as UBSs Jardim Joamar (Tremembé) e Parque Edu Chaves (Jaçanã).

William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress
Prefeito Fernando Haddad e o secretário de Saúde Alexandre Padilha participam de campanha contra o mosquito Aedes na zona leste de SP
Fernando Haddad e o secretário de Saúde Alexandre Padilha, em campanha contra o Aedes aegypti

Nesta segunda (2), somente uma ginecologista atendia, na UBS Jardim Joamar. Uma grávida de quatro meses e meio de gestação, que não quis se identificar, conta que, há dois meses, perdeu uma consulta agendada por falta de ginecologista. "Estou há duas horas e meia esperando para ver se hoje consigo encaixe", relata.

Também há dificuldade em pediatria no pronto-atendimento, que na segunda estava sem médico da especialidade, e nas consultas agendadas. "Estão marcando somente para outubro", conta a dona de casa Ronilda Vieira, 29, que buscou ajuda.

Na UBS Parque Edu Chaves, a espera por consulta com pediatra também é de cinco meses, diz a costureira Maria Maydana, 31. "Antes, era de três meses", comenta. Na segunda, às 14h05, a sala de ginecologia da unidade estava fechada, sem atendimento.

No PS Lauro Ribas Braga, havia apenas médicos da prefeitura. Antes, também havia profissionais contratados pela Santa Casa.

BARRA FUNDA

Já o PS Álvaro Dino de Almeida (Barra Funda), que também irá para o Iabas, continuava ontem sob a antiga gestão. Segundo funcionários, há dois médicos por turno, quando deveria haver o dobro. Faltam também dois enfermeiros (deveriam ser quatro) e quatro auxiliares de enfermagem (o ideal são 12). Um funcionário diz que internados não são mais transferidos para a Santa Casa e permanecem no local.

A Secretaria Municipal da Saúde disse em nota que o Iabas assumiu todas as UBSs do Jaçanã/ Tremembé, além de CAPS em Santana e no Mandaqui. Ainda de acordo com a prefeitura, o Iabas também assumiu o PS Lauro Ribas Braga, completando com profissionais contratados o quadro já existente de servidores públicos.

A prefeitura diz que o Iabas se comprometeu a alocar mais dois clínicos, um ginecologista, um pediatra e um psiquiatra na UBS Parque Edu Chaves, ao longo da semana. Na UBS Jardim Joamar, a seleção para mais médicos está em fase final. A pasta afirma que o PS Barra Funda estava com escala de profissionais completa ontem. Procurado, o Iabas não se pronunciou.


Endereço da página: