Folha de S. Paulo


Parque Chácara do Jockey, em SP, lota no final de semana de estreia

Fabricio Bomjardim/Brazil Photo Press/Folhapress
Pista de skate no parque Chácara do Jockey, na zona oeste
Pista de skate no parque Chácara do Jockey, na zona oeste

Ainda com tapumes espalhados e pequenos ajustes a se fazer, o primeiro final de semana do parque Chácara Jockey, no Butantã, na zona oeste, foi movimentado.

Casais ocuparam o vasto campo gramado, no centro do espaço, e ali fizeram piqueniques, jogaram bola com os filhos e levaram cachorros para um passeio. E com trilha sonora de Alceu Valença –o cantor tocou seus maiores sucessos por quase duas horas.

Dividido em três núcleos, verde, esportivo e cultural, o local oferece pistas de skate bowl e street, dois campos de futebol e uma quadra society, além de playground.

Para o empresário Daniel Beani, 24, o parque atendeu uma necessidade antiga dos moradores. "A região era carente. O único espaço que tínhamos era a praça Vinícius de Moraes", diz.

A assistente administrativa Cibele Martins, 36, aproveitou o domingo para levar o filho a conhecer o lugar onde ela costumava jogar bola, na infância. "Foi uma volta ao meu passado. Na época, só quem era associado tinha chance de vir aqui. Hoje, estou feliz por ver todo mundo ocupando isso aqui."

CAMINHADAS

A mata nativa, os caminhos de terra batida e as cocheiras, que irão abrigar atividades, foram mantidos –assim como uma balança histórica, um redondel e a sede dos Pequeninos do Jockey. O lugar onde os cavalos ficavam virou uma feira cultural.

As caminhadas pelo parque fizeram a dona de casa rever plantas que teve contato quando morava em uma fazenda. "Vi uma samambaia rara pelas trilhas do parque. Isso mostra que o parque está bem preservado", disse ela.

Quem decide caminhar pelo parque, além da disposição, precisa enfrentar a poeira que levanta com o vaivém de frequentadores. "Esses caminhos de terra batida não funcionam. É muito incômodo esse pó", reclamou a dona de casa Rosana Mota, 49.

A Prefeitura de São Paulo tomou a área do parque em outubro de 2014, como parte do pagamento de uma dívida de IPTU que o Jockey Club de São Paulo tinha.

Do tamanho de 20 campos de futebol, o espaço ainda segue em obras. Segundo a prefeitura, serão feitas readequações de antigos silos e a ampliação de sanitários.

O parque abre de segunda a domingo, das 6h às 18h.


Endereço da página: