Folha de S. Paulo


Rodas de conversa dão início a discussões sobre cidade e periferia

A Folha e a Fundação Tide Setubal realizam em maio uma série de rodas de discussão sobre cidade, periferia e políticas sociais.

Os debates reunirão especialistas e líderes comunitários em mesas temáticas realizadas em diferentes regiões de São Paulo. Será abordada a influência do território na vida de quem habita os grandes centros urbanos e se discutirá meios de corrigir desigualdades.

As inscrições para todas as rodas são gratuitas, sujeitas à disponibilidade de lugares.

O primeiro evento acontece no próximo dia 6 (sexta-feira) no campus leste da USP (prédio da EACH, rua Arlindo Béttio, 1.000). Duas rodas de debate abordarão o direito ao espaço público de maneiras diferentes.

A primeira mesa tem início às 14h e discute os aspectos da equidade, da mobilidade e da liberdade de expressão. Os debatedores serão Neli Aparecida de Mello-Théry, vice-diretora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e especialista em políticas públicas; Antonio Eleilson Leite, coordenador de cultura da ONG Ação Educativa; Eduardo Vasconcellos, assessor da Associação Nacional dos Transportes Públicos, e Elaine Mineiro, integrante do Movimento Cultural das Periferias.

Na mesa seguinte, que começa às 16h, será discutida a educação nas periferias. Estão confirmados Maria Rita de Almeida Toledo, historiadora e professora da Unifesp, Alexandre Isaac, líder de projetos do Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Josafá Rehem, diretor da escola municipal Faveira do Mato, e Maria Stela Graciani, coordenadora do Núcleo de Trabalhos Comunitários da Faculdade de Educação da PUC-SP.

As inscrições para o primeiro dia podem ser feitas neste link.

A programação continua com um debate na Paróquia Santos Mártires (rua Luis Baldinato, 9), na zona sul, no dia 12 (quinta-feira). Nessa roda de conversa, serão discutidas, de forma conjunta, questões relativas a educação, violência e segregação social.

Os participantes da roda, que começa às 14h, serão Helena Singer, socióloga e fundadora da escola Politeia, Guilhermo Aderaldo, doutor em antropologia social pela USP, Anderson Severiano Gomes, diretor do CEU EMEF José Saramago, e Douglas Belchior, professor de história e militante do movimento negro.

Para se inscrever nesse segundo dia de debate, clique aqui.

Por fim, uma roda de conversa acontecerá no auditório da Folha, na região central (al. Barão de Limeira, 425), abordando a ocupação e urbanização do centro de São Paulo. O debate será no dia 19 (quinta), às 14h.

Participarão do debate Guilherme Wisnik, arquiteto, urbanista e colunista da Folha, Marta Arretche, diretora do Centro de Estudos da Metrópole e professora titular de ciência política da USP, e Mauricio Fiore, diretor do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e coordenador científico da Plataforma Brasileira de Política de Drogas.

Para comparecer ao terceiro dia de debate, inscreva-se aqui.

As discussões são uma preparação para o seminário internacional Cidades e Territórios: Encontros e Fronteiras na Busca da Equidade, que ocorre em 14 de junho na Fecomercio.

Zona leste - Dia 6 de maio (sexta), na EACH-USP (rua Arlindo Béttio, 1.000)

Zona sul - Dia 12 de maio (quinta), na paróquia Santos Mártires (rua Luís Baldinato, 9)

zona central - Dia 19 de maio (quinta), no auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425 - 9º andar)


Endereço da página:

Links no texto: