Folha de S. Paulo


Com desfalque de balsas, Ilhabela deve registrar horas de filas no feriado

Ricardo Hiar - 27.dez.2013/Folhapress
Fila da balsa em São Sebastião, rumo a Ilhabela
Fila da balsa em São Sebastião rumo a Ilhabela, no litoral norte de SP

Com problemas nas balsas, Ilhabela pode registrar longas filas de turistas a caminho das praias do litoral norte paulista nesta quarta-feira (20) no feriado de quinta (21).

A ilha tem seis balsas destinadas à travessia, mas chegou a ficar com apenas três durante esta semana. No último verão, visitantes chegaram a enfrentar mais de seis horas de filas.

No começo da tarde desta quinta –às 13h30–, com quatro balsas em funcionamento, o tempo de espera para chegar à ilha era de 90 minutos, segundo a Dersa (estatal responsável pela travessia).

A situação poderia ser bem pior, pois havia o risco de duas balsas desfalcarem a travessia. Uma estava em manutenção e a outra estava com o certificado de segurança de navegação vencido.

Em caráter emergencial, a Marinha fez uma vistoria de manhã e liberou o certificado da quinta balsa. À tarde, a Dersa informou que a sexta balsa já havia voltado a operar. São esperados 27 mil veículos para o feriado de Tiradentes.

Segundo o delegado da Capitania dos Portos, em São Sebastião, Luis Antônio Anídio Moreira, a balsa vistoriada tem condições mínimas para operar num período curto –o feriado, por exemplo.

Ao término do feriado, porém, a Dersa deverá remover a embarcação de imediato para o Guarujá, onde passará por reformas, disse Moreira.

Ele apontou falta de planejamento da Dersa, pois a licença vence a cada cinco anos e o órgão poderia ter se antecipado ao problema.

Procurada, a estatal negou que tenha ocorrido falta de planejamento, alegando que as embarcações foram retiradas para a manutenção fora do período de temporada, quando o movimento diminuiu nessas regiões.


Endereço da página: