Folha de S. Paulo


Explosão em conjunto habitacional deixa 5 mortos e fere 9 no Rio

Cinco pessoas morreram e nove ficaram feridas após uma explosão provocada por vazamento de gás no conjunto habitacional Fazenda Botafogo, em Coelho Neto, zona norte do Rio, na madrugada desta terça-feira (5).

A explosão ocorreu em um prédio de cinco andares de um conjunto habitacional na rua Omar Fontoura, que está interditada. No conjunto, o gás é encanado, distribuído por meio de tubulação.

Equipes de quatro quartéis do Corpo de Bombeiros foram acionadas para a ocorrência: Irajá, Ricardo de Albuquerque, Campinho e Parada de Lucas.

Segundo os militares, o primeiro pavimento foi o mais afetado pela explosão.

Três pessoas morreram no local e duas a caminho do hospital. Os feridos foram atendidos pelos militares e encaminhados aos hospitais Carlos Chagas, Albert Schweitzer e Getúlio Vargas.

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros divulgou nota na qual relatava 13 feridos; a nota mais recente fala em nove feridos.

Moradores relatam que a explosão aconteceu entre as 4h30 e as 5h.

Explosão no Rio

VÍTIMAS

Morador de Fazenda Botafogo, Luiz Guilherme perdeu o pai e a mãe na explosão. Ele disse que os dois dormiam no momento da explosão e que foi avisado por um vizinho.

"Como é de se saber, não tinha bombeiro, não tinha médico, não tinha ninguém para atender no local", disse o rapaz, filho de Francisco Guilherme e Rosana Alve, em entrevista, ao Bom Dia Rio, da TV Globo.

Segundo ele, a CEG Rio, responsável pelo fornecimento de gás, esteve recentemente por duas vezes no condomínio fazendo reparos, mas não identificou nenhum problema.

"[A CEG] falou que não tinha nenhum tipo de problema, que era um vazamento nas juntas e não daria maior problema, revisaram, tudo ok. O maior problema agora não dá para resolver (...) meus pais faleceram", disse ele.

Em outubro, em São Cristóvão, também na zona norte do Rio, uma outra explosão danificou mais de 50 imóveis e deixou oito feridos.

Vazamento de gás

IDENTIFICAÇÃO

Segundo o Corpo de Bombeiro, os nomes dos cinco mortos na explosão são José S., de 85; Rosane A. Oliveira, 55; Francisco Oliveira, 55; uma menor, de 13; e uma mulher adulta não identificada.

Informações sobre a causa da ocorrência serão apuradas pela Polícia Civil.

Segundo a Defesa Civil, o edifício não tem risco de colapso, mas o prédio tende a ser interditado. Outros prédios do condomínio estão sendo vistoriados.

Em entrevista pela manhã, o subsecretário de Defesa Civil, Márcio Motta, disse que a explosão rompeu painéis e o piso do primeiro pavimento acabou afundando.

"Todo o piso do primeiro pavimento acabou afundando, porque são módulos preenchidos por painéis, paredes e lajes e que, no primeiro pavimento de algumas unidades, veio a se romper e afundar", disse o secretário.

A CEG Rio foi acionada para fazer vistoria no local, pois ainda havia forte cheiro no local.

A companhia de gás informou "se solidariza com os moradores" e que está com equipes no local trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros e com a Defesa Civil.

"O fornecimento de gás foi interrompido por medidas de segurança e, no momento, as causas do acidente estão sendo investigadas. Qualquer informação, por ora, é prematura", disse a companhia.

O conjunto habitacional Fazenda Botafogo fica à margem da avenida Brasil, próximo ao quilômetro 19.

Vizinho à favela de Acari, foi construído com recursos do extinto BNH (Banco Nacional de Habitação) e inaugurado no fim dos anos 70, com 3.440 apartamentos de 35 a 44 metros quadrados.

São 86 blocos de prédio, cada um deles com 40 apartamentos.

Explosão em conjunto habitacional no Rio de Janeiro


Endereço da página:

Links no texto: