Folha de S. Paulo


Rua onde caiu avião tem casa em ruínas e cheiro de querosene

A rua Frei Machado, na zona norte de São Paulo, cheirava a querosene no inicio da noite deste sábado (19). Era o combustível do avião que caiu no final da via, que concentra sobrados de alto padrão. Sete pessoas morreram no acidente.

Equipes dos bombeiros, da polícia e da Aeronáutica trabalhavam no local. Até as 19h, ao menos dois corpos haviam sido retirados dos destroços. Os bombeiros disseram que o avião explodiu ao bater contra uma casa de três andares, por volta de 15h20.

Ela ficou em ruínas e foi interditada pela Defesa Civil.

A aeronave, de propriedade de Roger Agnelli, ex-presidente da Vale, decolou do aeroporto Campo de Marte rumo ao Santos Dumont, no Rio. Major do Corpo de Bombeiros, Hengel Ricardo Pereira disse que "alguns corpos estavam carbonizados e mutilados".

Segundo ele, a corporação concluiu que eram sete os ocupantes do avião, "contando os crânios" —um sinal da destruição em que se converteu o cenário da tragédia.

Editoria de arte/Folhapress

Na hora do acidente, havia cinco pessoas no sobrado, entre as quais uma criança de cinco anos.

A dona de casa Márcia Carrara, 64, pensou que fosse morrer ao ver a aeronave avançando contra seu imóvel. "Estava lavando louça na cozinha com a minha filha. Meu marido estava na sala, com meu genro e meu neto de cinco anos. De repente explodiu tudo", disse.

Todos os ocupantes da casa correram para os fundos do terreno enquanto o sobrado era consumido pelo fogo causado pelas centenas de litros de combustível do avião. Um vizinho ajudou no resgate.

Moradores da região se acostumaram com o vaivém de aviões pela proximidade do Campo de Marte, aeroporto executivo na zona norte. Mas o avião que caiu estava mais à direita da rota que os aeronaves normalmente passam, disseram. As razões do acidente serão apuradas pela Aeronautica.

Lucia Pereira, 80, moradora da rua, chegou só as 18h30. Não sabia da queda da aeronave ate ver sua rua fechada. Chegou ao local aos prantos pois tinha ouvido que todos os moradores da casa tinham morrido. Ela é amiga deles.

Ficou mais aliviada quando soube que não, mas ainda estava muito assustada com tudo que aconteceu.


Endereço da página:

Links no texto: