Folha de S. Paulo


Cratera aumenta e já 'engole' rua e calçada na zona leste de SP

Uma cratera com cerca de 8 metros de largura e 3 metros de profundidade interdita parte da rua David Lopes de Moraes, em Sapopemba (zona leste), há cerca de um mês, afirmam moradores.

O asfalto cedeu na altura do número 134 após um temporal em 24 de fevereiro. Um carro chegou a ser engolido pela cratera. A família que estava no veículo se salvou.

Rivaldo Gomes/Folhapress
A cratera em Sapopemba, na zona leste, que cresceu de tamanho com as chuvas
A cratera em Sapopemba, na zona leste, que cresceu de tamanho com as chuvas

"Na época vieram prefeitura, Defesa Civil e até bombeiros. Duas casas foram interditadas e nada mais foi feito", relata a autônoma Cássia dos Santos Silva, de 31 anos. A preocupação dos moradores é que a cratera cresça mais.

"Cada dia vai piorando um pouco. Com a chuva da semana passada, a cratera aumentou. Antes, ocupava só a rua. Agora, já quebrou as calçadas. O pior é que nós procuramos a subprefeitura e ela diz que está sem verba para o conserto", afirma a diarista Luzia Alberto da Silva, 58.

Quase em frente à cratera funciona uma creche, cujo pátio está interditado. Outro problema é um eucalipto próximo, com risco de cair.

"Como ela [a árvore] fica quase em frente à minha casa, a prefeitura me deu um papel indicando que, em caso de chuva forte, eu não devo ficar na frente de casa. Minha segurança não está garantida", diz a dona de casa Armelinda Carnicelli, 53.

A gestão Haddad (PT) diz que já fez um projeto para a recuperação da galeria. As obras ainda não começaram, mas a conclusão está prevista para o segundo semestre. Segundo a a Subprefeitura de Sapopemba, foram instaladas estruturas e usado concreto para conter a erosão do solo perto das casas.


Endereço da página:

Links no texto: