Folha de S. Paulo


Vídeo inédito mostra desespero após rompimento de barragem em Mariana

Um vídeo inédito divulgado nesta sexta-feira (18) mostra a reação das pessoas na região de Mariana (MG) após o rompimento da barragem que causou 19 mortes e um desastre ambiental de grandes proporções no início de novembro.

Gravadas por uma testemunha da tragédia, as imagens, que foram veiculadas no "Jornal Nacional", mostram o avanço do rio de lama pela terra.

O vídeo demonstra o desespero das pessoas, que correm em busca de segurança para os pontos mais altos da região.

Assista ao vídeo abaixo.

Vídeo inédito mostra desespero durante rompimento de barragem em Mariana

DESTRUIÇÃO

Além de ter provocado 19 mortes, o rompimento da barragem da Samarco, mineradora controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton, deixou um rastro de destruição que chegou ao litoral do Espírito Santo, a 600 km de distância.

As polícias Federal e Civil indiciaram sete pessoas sob suspeita de crime ambiental e homicídio com dolo eventual (quando se assume o risco de matar). A Samarco, a Vale e a VogBr (que fez o último laudo de estabilidade da barragem) também foram indiciadas no processo que apura crime ambiental.

Apenas um dos corpos da tragédia ainda não foi localizado. A 18ª vítima foi achada no início de março, a 800 metros de onde a barragem de Fundão ruiu.


Endereço da página:

Links no texto: