Folha de S. Paulo


TCE suspende licitação para término da linha 4-amarela do Metrô de SP

A licitação do Metrô de São Paulo para a conclusão das obras da Linha 4-Amarela foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

As propostas deveriam ser recebidas nesta quinta-feira (17), mas a licitação foi cancelada após o conselheiro Antonio Roque Citadini acolher a representação que diz haver irregularidade no ato convocatório, em relação à forma de realização da garantia da proposta e que, conforme o texto "afasta a possibilidade de oferta de seguro-garantia".

O despacho do TCE assinado por Citadini estabelece 48 horas para a apresentação das justificativas e documentos do Metrô.

Em nota, o Metrô informou que suspendeu a entrega das propostas atendendo à decisão do TCE e afirma que irá prestar os esclarecimentos no prazo estipulado.

ATRASO

A licitação original para as obras da segunda fase da linha 4-amarela foi realizada em 2011, com previsão para conclusão em 2014. Nesta fase, serão construídas quatro novas estações, Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Com problemas como falta de luz e atraso nas obras, o governo rescindiu o contrato com o consórcio espanhol Isolux Corsán-Corviam em julho de 2015.

Foi aplicada multa de R$ 23,5 milhões ao consórcio, mas a Justiça suspendeu a punição em novembro e ainda liberou a participação do Isolux Corsán-Corviam em novas licitações.


Endereço da página:

Links no texto: