Folha de S. Paulo


Bilhete Único poderá ser carregado em 149 postos no fim do mês

O passageiro de ônibus, metrô e trens poderá recarregar, a partir do fim do mês, o seu Bilhete Único em 149 máquinas de autoatendimento em estações de metrô e terminais de ônibus da capital.

É o que prometem as gestões de Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), em um acordo envolvendo a SPTrans (empresa que gerencia o transporte público municipal), o Metrô e empresa Autopass.

Desde dezembro, máquinas de autoatendimento e guichês de recarga do Bilhete Único pararam de funcionar nas estações de metrô após a empresa responsável pelo serviço entrar em uma disputa com o poder público.

Com isso, sem poder recarregar o Bilhete Único em estações, passageiros passaram a formar filas de até 40 minutos para comprar o bilhete de papel no metrô –as vendas desse tipo de passagem aumentaram, o que fez a companhia lucrar mais, pois essa modalidade é a única em que se cobra a tarifa cheia.

ACORDO

O acordo entre a prefeitura e o Estado prevê que máquinas de autorrecarga do BOM (Bilhete Único Metropolitano) passem a fazer a recarga do Bilhete Único. O BOM é um tipo de Bilhete Único que serve para viagens de ônibus intermunicipais e também do metrô e da CPTM.

Atualmente, há cem máquinas de autoatendimento do BOM –totens vermelhos que ficam nas estações de metrô e terminais de ônibus. O acordo prevê a instalação de mais 49 delas. A empresa responsável pelo serviço é a Autopass.

Em um primeiro momento, segundo a SPTrans, a recarga poderá ser feita apenas com dinheiro, mas há previsão de uso do cartão de débito.


Endereço da página:

Links no texto: