Folha de S. Paulo


Volume de chuva na Grande SP em 24h equivale quase ao previsto para o mês

A tragédia vista do alto

O volume de chuvas que atingiu municípios da Grande São Paulo das 16h de quinta (10) às 16h de sexta (11) quase equivale ao total previsto para todo o mês de março na capital paulista.

A média história de chuvas na capital para o mês de março é de 188mm. Só em Guarulhos, nas 24h citadas, foram 170mm de chuva.

O temporal deixou 18 mortos e 6 desaparecidos no Estado, gerou trânsito de 177km na manhã de sexta, recorde do ano –a média anterior era de 123km, em 23 de fevereiro–, levou ao descarte de 200 toneladas de frutas no Ceagesp, o transbordamento das marginais Tietê e Pinheiros, que não ocorria há 11 anos, e fechamento temporário de aeroportos. No aeroporto de Guarulhos, 126 voos atrasaram e outros 10 foram cancelados entre 0h e 8h de sexta.

NÍVEL DE CHUVA POR CIDADE - Das 16h de quinta (10) às 16h de sexta (11)

Das 18 mortes, 16 estão na Grande SP. Segundo o Corpo de Bombeiros, 8 pessoas morreram em Francisco Morato, 4 em Mairiporã e 2 em Itapevi, todas vítimas de soterramento. Outras duas morreram afogadas: uma em Guarulhos e outra em Cajamar.

No interior, duas pessoas morreram por afogamento em Itatiba, região de Campinas. Um homem foi levado pela enxurrada, e outro foi encontrado dentro de um bar alagado. Até o momento, seis pessoas estão desaparecidas, todas em Mairiporã.

A Defesa Civil do Estado confirmou o total de 925 desabrigados e 632 desalojados: Atibaia, Mairiporã, São Roque, Itupeva e Francisco Morato. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) cancelou todos os compromissos do dia e visitou algumas áreas atingidas. À tarde, o governo do Estado anunciou a liberação de uma verba de R$ 680 mil para cidades as atingidas pelas chuvas.

Chuva em SP


Endereço da página:

Links no texto: