Folha de S. Paulo


Chuva com ventos de 100 km/h fecha Congonhas e causa trânsito em SP

A forte chuva que atingiu São Paulo no fim da tarde desta quarta-feira (9) teve vento de mais de 100km/h e causou transtornos pela cidade.

No aeroporto de Congonhas (zona sul) foram registradas rajadas de vento de 101,8 km/h, às 17h41. Nas 12 classificações de intensidade da escala de Beaufort, utilizada para classificar os ventos, tal velocidade configura ventos de tempestade.

Para comparação, às 18h a velocidade média do vento no aeroporto era de 40,7 km/h, classificado pela escala como vento fresco.

O aeroporto chegou a fechar para pousos e decolagens às 17h35, retomou as atividades por breves seis minutos, mas fechou novamente às 18h05, causando o atraso de voos. A atividade foi retomada às 18h37.

Rodrigo Dionisio/Folhapress
Céu fechado, chuva e raios na região central de São Paulo, na tarde desta quarta (9)
Céu fechado, chuva e raios na região central de São Paulo, na tarde desta quarta (9)

O mau tempo ocasionou o transbordamento do córrego Ipiranga, e a região permaneceu em alerta até às 18h42. Foi declarado estado de atenção nas zonas sul, oeste e sudeste, na marginal Pinheiros e na subprefeitura da Vila Prudente, na zona leste, até às 18h56.

O bairro mais afetado foi a Vila Mariana, com 18,6 milímetros de precipitação. Chuvas fortes atingiram também os municípios de Diadema e São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

TRÂNSITO

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o pico máximo de congestionamento registrado em São Paulo por volta das 18h foi de 112 km, com média de 73 km. A média máxima registrada no horário é de 117 km.

Às 19h30, a medição da Companhia de Engenharia de Tráfego mostrou piora significativa, com pico de 194 km de lentidão. A média para o horário varia entre 76 km e 112 km. Por volta das 20h, a região mais crítica era a zona sul, com 81 km de trânsito lento, seguida pela zona oeste, com 43 km.

PRÓXIMOS DIAS

A tendência apontada pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, é de chuvas generalizadas no decorrer da tarde desta quinta (10), com possibilidade de duração até a noite. As chances são de chuvas fortes e devem gerar novos alagamentos e transbordamentos. A temperatura mínima prevista é de 21°C, e a máxima, de 29°C.

Na sexta (11), o céu estará mais encoberto e as chuvas devem ser intermitentes ao longo do dia, também com risco de alagamentos. A mínima prevista é de 20°C e a máxima, de 26°C.


Endereço da página: