Folha de S. Paulo


Av. Giovanni Gronchi ganha mais um trecho de faixa exclusiva de ônibus

A avenida Giovanni Gronchi, no Morumbi (zona oeste de São Paulo), terá a partir desta segunda-feira (7) mais 1,4 km de faixa exclusiva de ônibus à direita, entre entre as avenidas Dr. Guilherme Dumont Villares e Carlos Caldeira Filho.

O novo trecho possibilitará a conexão entre faixas exclusivas de ônibus já existentes no local entre praça Roberto Gomes Pedrosa e a avenida Dr. Guilherme Dumont Villares, e entre as avenidas Carlos Caldeira Filho e João Dias.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que a implantação do novo trecho vai alterar alguns pontos de ônibus da via: a retirada de dois na avenida Giovanni Gronchi, o remanejamento na av. Giovanni Gronchi, do nº 6.975 para o nº 6.701, e a implantação de um ponto de parada na rua José Ramon Urtiza, nº 44 com a av. Giovanni Gronchi.

Rivaldo Gomes/Folhapress
Faixa exclusiva de ônibus na avenida Giovanni Gronchi, no Morumbi
Faixa exclusiva de ônibus na avenida Giovanni Gronchi, no Morumbi

Com a implantação do novo trecho, a CET também alterou a faixa exclusiva de ônibus existente após a rua Alexandre Archipenko, no sentido da ponte João Dias, que será remanejada do lado direito para o lado esquerdo da via. As ruas Centro Africana, Acari e Castro Verde também ganharão, ao todo, 800 metros de corredor de ônibus, que funcionará de segunda à sexta, das 16h às 20h.

A medida faz parte da Operação Dá Licença para Ônibus, que adapta vias da capital paulista para priorizar o transporte público por coletivos. Com os novos trechos, São Paulo terá 502,5 km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.

A SPTrans (empresa municipal que administra o transporte público) afirmou que 13 linhas de ônibus circulam pela avenida Giovanni Gronchi e que a mudança beneficiará, em média, 146 mil pessoas que circulam por dia na região.

Os motoristas terão duas semanas, segundo a CET, para se adequarem às novas mudanças. A partir do dia 21, a companhia começa a aplicar multas por invadir a faixa exclusiva de ônibus, no valor de R$ 191,54, e com a perda de sete pontos na habilitação.

Infográfico: veja todos os tipos de infração previstas no CTB


Endereço da página: