Folha de S. Paulo


Chuva em São Paulo causa trânsito acima da média

Joel Silva/Folhapress
Motoristas enfrentam chuva na marginal Tietê, sentido Castelo Branco, em São Paulo, na tarde desta quinta-feira
Motoristas enfrentam chuva na marginal Tietê, sentido Castelo Branco, em São Paulo, nesta quinta-feira

A chuva que atinge São Paulo nesta quinta-feira (18) deixou a capital com trânsito acima da média às 18h.

Foram registrados 226 km de trânsito, com maior índice na zona oeste, de 70 km, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A média para o horário é entre 93 km e 136 km.

Às 16h, toda cidade chegou a ficar em estado de atenção para alagamentos, o que foi alterado às 17h35, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).

Foi reportado alagamento na avenida Antártica, sentido Sumaré, zona oeste próximo à praça Luiz Carlos Mesquita.

A precipitação é leve na zona norte, nos bairros de Pirituba, Parque São Domingos, Freguesia do Ò e Limão. O mesmo quadro é observado na zona oeste, em Jaguaré, Rio Pequeno, Butantã, e Vila Sônia.

Na Grande São Paulo ainda chove forte em Itapecerica da Serra. Já em Embu e Santana do Parnaíba, moderado, e Osasco, Cotia e Taboão da Serra, chove fraco.

De acordo com previsão dos meteorologistas do CGE, as próximas horas seguem com tempo instável, porém não há mais expectativa de chuvas fortes.

TRENS

A linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está com a velocidade reduzida entre as estações Pinheiros (zona oeste) e Santo Amaro (zona sul), devido a um raio que caiu na via. Usuários começaram a andar nos trilhos por causa da demora na circulação dos trens, o que causou paralisação entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim.

A Companhia solicitou a atuação da operação PAESE à prefeitura, com a utilização de ônibus entre as estações afetadas.

Há velocidade reduzida também na linha 5-lilás do metrô, o que complica a interligação na estação Santo Amaro da CPTM.

PREVISÃO

A sexta-feira (19) será mais um dia típico de verão. O sol aparece entre nuvens, faz calor e as pancadas de chuva acontecem de forma isolada entre a tarde e a noite. Há potencial para chuvas com moderada a forte intensidade e de curta duração. Os termômetros oscilam entre 21ºC e 31ºC.

Já no sábado (20), o cenário praticamente não se altera. A sensação será de tempo abafado e as pancadas de chuva acontecem preferencialmente entre o meio da tarde e a noite. Há potencial para chuva forte, acompanhada de raios e rajadas de vento. Mínima de 20ºC e máxima de 30ºC.


Endereço da página:

Links no texto: