Folha de S. Paulo


Após queixas, aviões têm nova rota de pouso no Santos Dumont, no Rio

Para diminuir o incômodo provocado pelo barulho dos aviões em seis bairros vizinhos ao aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, a secretaria de Aviação Civil mudou a rota de pouso no horário da manhã, entre 6h e 7h.

Em teste desde o dia 7 de janeiro, o novo trajeto é sobre o mar e por áreas menos povoadas. No intervalo citado, as aeronaves não passam mais pelos bairros de Santa Teresa, Laranjeiras, Botafogo, Flamengo, Cosme Velho e Urca, todos situados na zona sul da cidade.

Segundo a pasta que autorizou a mudança, quatro voos utilizam o aeroporto para pouso nesse período. A ideia é estender a outros horários, assim que os pilotos estiverem adaptados.

O trajeto é resultado de um grupo de estudo iniciado em julho de 2014 com integrantes da Infraero, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Além da melhoria na qualidade sonora dos moradores, a mudança levou em conta o número maior de curvas estabilizadas na nova rota e a diminuição de consumo de combustível se comparado a outros trajetos.

Segundo a secretaria, a mudança também atende a um pedido feito por moradores ao Ministério Público Estadual do Rio, que solicitavam mudanças na rota.


Endereço da página: