Folha de S. Paulo


Luis Gonzaga Silva Rodrigues de Almeida (1941-2016)

Mortes: Homem da lei, do xadrez e das missivas

"Era um boêmio que não compromete", brinca o amigo Celso, ao se lembrar de Luis Gonzaga Silva Rodrigues de Almeida. Conheceram-se na mocidade, e a amizade perdurou por mais de cinco décadas.

Formados em direito, prestaram juntos alguns concursos públicos, mas os caminhos —profissionais— seguiram separados.

Luis, da turma de 1964 do Largo São Francisco, foi promotor em cidades do interior paulista, como Itápolis e São Carlos, e chegou a procurador de Justiça do Estado de São Paulo.

Orador de boa qualidade, também rabiscava alguns versos de vez em quando. Adorava escrever cartas. Durante o tempo em que morou em São Carlos, se correspondeu quase diariamente com o velho amigo de infância. Nas missivas, trocavam impressões desgostosas sobre o regime militar (1964-85), que ambos detestavam.

A dupla se casou com duas amigas de Ibitinga, no interior paulista. Regularmente, iam os quatro a um sítio na cidade —começavam jogando pôquer e terminavam comendo frango à passarinho de beira de estrada.

Enxadrista de primeira linha, Luis chegou a disputar campeonatos.

Natural de Araraquara (a 273 km de São Paulo), era também um torcedor fanático da Ferroviária, time cuja história se liga diretamente à da estrada de ferro araraquarense.

Gostava do Carnaval de Ibitinga, e não negava entusiasmo nem a fantasia.

Morreu no dia 26, aos 75 anos, após complicações decorrentes de uma internação hospitalar. Deixa a mulher, três filhos e seis netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

VEJA MORTES E MISSAS PUBLICADAS NESTA SEGUNDA

Maria Gomes Cardozo - Aos 91. Viúva de João Cardozo. Deixa os filhos Ana Maria, João Leiva, José, Inês, Benedito, Fátima, Aleixo, Aurea, Celia e Jacira. Cemitério Municipal de Pitangueiras (SP).

Miriam Ptachcovski Bacal - Aos 76. Deixa os filhos Idel e Claudio, irmãos e netos. Cemitério Israelita do Butantã.

*

2º ANO

Eliana Chini Pinotti - Nesta segunda (8), às 18h30, na paróquia N. Sra. de Lourdes, al. dos Piratinins, 679, Planalto Paulista.


Endereço da página:

Links no texto: