Folha de S. Paulo


Roberto Covello Pinheiro Machado (1931-2016)

Mortes: Um aviador perseguido e preso na ditadura

A normalidade na casa de Roberto Covello Pinheiro Machado foi interrompida com a chegada de um Chevrolet Veraneio azul claro. Era um dia típico de 1975 quando homens armados desceram do veículo e o levaram, deixando sua mulher e filhas sem qualquer tipo de informação.

Com medo, sua mulher queimou livros que poderiam ser mal interpretados e começou uma busca pelo paradeiro do marido. Foi um mês sem notícia, três até a libertação.

Essa não foi a primeira vez que Roberto foi detido pela ditadura militar. O mesmo já tinha ocorrido em 1964, quando diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas. Ficou foragido, mas acabou detido após ter a mulher e a filha recém-nascida presas.

Nascido em São Paulo, Roberto mantinha as lembranças do cárcere vivas. Falava sobre o terror que passou no DOI-Codi e no navio-prisão que funcionou em Santos, no litoral paulista.

Como um bom contador de histórias, também falava de recordações boas, quase sempre relacionadas à época em que trabalhou como aviador.

Aprendeu o ofício na Escola de Cadetes, mas optou pela aviação comercial. Lembrava com clareza da tensão da aterrissagem, das histórias com passageiros, dos lugares que acabou conhecendo.

Atuou até 1979, quando foi aposentado e anistiado. Com isso, passou a priorizar a leitura e a família. O Natal era uma ocasião especial, quando conseguia reunir filhos, enteados, netos, agregados.

Morreu no dia 14, aos 84 anos, após diversos problemas de saúde. Deixa a mulher, quatro filhos, três enteados, oito netos e duas irmãs.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

VEJA MORTES E MISSAS PUBLICADAS NESTA QUINTA-FEIRA

Emilie Dwek Shayo - Aos 89. Deixa os filhos Alberto, Morris, Ronny e Haim, irmãos, netos e bisnetos. Cemitério Israelita do Butantã.

Marcelo Teruo Tajiya - Aos 44, casado com Cecilia Tissae Makiyama. Deixa dois filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

Tatsuo Eto - Aos 93. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

*

7º DIA

Alexandre Yazbek Jr - Nesta quinta (21/1), ao meio-dia, na catedral Metropolitana Ortodoxa, r. Vergueiro, 1.515, Paraíso .

Luiz Eduardo Reis de Toledo Barros - Nesta quinta (21/1), às 19h, na igreja Santa Teresinha, r. Maranhão, 617, Higienópolis.

Oscar Diez - Nesta quinta (21/1), às 19h, na igreja Nossa Senhora Mãe da Igreja, al. Franca, 889, Cerqueira César.

Sergio Luiz de Assumpção - Nesta quinta (21/1), às 19h45, na igreja Santa Teresinha, r. Maranhão, 617, Higienópolis.

*

1º ANO

Itália Giampá Scheibel - Nesta quinta (21/1), às 19h30, igreja Dom Bosco, r. Cerro Corá, 2.101, Alto da Lapa.


Endereço da página:

Links no texto: