Folha de S. Paulo


Tótens são instalados para contagem de bicicletas em ciclovias de SP

Joel Silva/Folhapress
SAO PAULO,SP BRASIL- 19-01-2016 : Ciclistas passam por totem de medidor, que ainda nao esta funcionando na Av Bernadino de Campos, proximo a Vewrgueiro. A prefeitura está instalado um contador de ciclistas no começo da avenida Bernardino de Campos, que dá acesso à avenida Paulista. Serão computados ciclistas por dia (à meia-noite é zerado), por mês e por ano. A prefeitura terá esses dados via internet, inclusive o horário que cada bike passou, pra calcular o movimento da pista. O contador magnético é acionado somente com bicicletas porque ele reconhece as duas rodas. ( Foto: Joel Silva/ Folhapress ) *** *** ( ***EXCLUSIVO FOLHA***)
Ciclistas passam por tótem medidor, que começará a funcionar no dia 25, na av. Bernadino de Campos

Ciclistas que passarem pela Faria Lima e Paulista agora poderão saber quantas pessoas pedalaram nos locais. Dois tótens de contagem estão sendo instalados nas ciclovias que passam pelas avenidas.

Um deles está na rua Vergueiro com a avenida Bernardino de Campos, região da Paulista, e o outro e avenida Faria Lima. Ambos serão inaugurados na próxima segunda (25), aniversário da cidade.

O objetivo da instalação é mensurar a passagem de ciclistas nos trechos implantados. As informações obtidas serão utilizadas para ações de planejamento estratégico, visando otimizar o projeto cicloviário existente em São Paulo, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Segundo a prefeitura, os tótens já estavam previstos no contrato de funcionamento do sistema Bike Sampa, mas não foram instalados antes do término da licitação com o banco Itaú. A empresa doou os equipamentos.

De acordo com informações da CET, os equipamentos são compostos por leitores magnéticos. Os contadores detectarão a passagem dos ciclistas em tempo real, cujos dados serão enviados para uma plataforma de análise da Companhia. As informações serão apresentados em três níveis (Diário / Mensal / Anual) demonstrando o quadro evolutivo do uso das ciclovias.

OUTRO SISTEMA

Em abril de 2015, a gestão Haddad havia implantado um contador de ciclistas on-line, que registra o movimento da ciclovia avenida Brigadeiro Faria Lima.

Trata-se de uma webcam simples de R$ 20 colocada no alto de um prédio. A imagem é analisada em tempo real por um software de contagem calibrado para captar somente as bicicletas (reconhecidas por suas dimensões e velocidade).

As imagens são transmitidas ao vivo pelo pelo YouTube. Na página da internet, é possível ver quantas pessoas estão assistindo às imagens. O software discrimina também o sentido da viagem, horário, temperatura e umidade do ar.


Endereço da página: