Folha de S. Paulo


Luiz Eduardo Reis De Toledo Barros (1959-2016)

Mortes: Dardo, da Bolsa de Valores para a sétima arte

Daniel é um alto executivo do mercado financeiro que só conhece São Paulo pelos vidros do helicóptero.

Depois de uma especulação infeliz na Bolsa de Valores, é demitido e expulso de casa pela mulher, perua do high society paulistano. O ex-engravatado, então, se envolve com cinema e precisa se virar numa cidade que lhe é desconhecida e lhe desperta um misto de amor e ódio.

O enredo do filme "I Hate São Paulo", lançado em 2003, se confunde com a vida de seu diretor e roteirista Luiz Eduardo Reis de Toledo Barros, o Dardo.

Também ele deixou uma vida no mercado financeiro —foi corretor da Bolsa de Valores durante cerca de 15 anos— para abraçar a sétima arte, mas de forma menos traumática que o protagonista de seu longa-metragem.

O filme, originalmente "Sau Paulu", chegou a ser comparado com o "Chatô" de Guilherme Fontes. Ambos tiveram aporte financeiro da Lei Rouanet nos anos 1990 e não ficaram prontos no prazo.

Dardo, porém, demorou menos e em 2003 lançou a sua película. Em seguida, foi para Nova York, onde seguiu trabalhando com financiamento do cinema independente. Assim, conseguiu aliar as duas paixões de sua vida.

Habitué dos clássicos cinemas paulistanos Cine Bijou e Belas Artes, estudou no tradicional colégio Santa Cruz, onde era dos mais animados.

Há sete anos, Dardo foi diagnosticado com um mieloma múltiplo.

Morreu no sábado (16), aos 56 anos. Solteiro, deixa duas filhas, três irmãos e a mãe, além de incontáveis amigos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

VEJA MORTES E MISSAS PUBLICADAS NESTA SEGUNDA

Eric Yehuda Schussel - Aos 76 anos. Deixa a mulher, Veronica, três filhos e netos.

*

7º DIA

Jorge de Araujo Cintra Camargo - Hoje (18/1), às 19h, na igreja Santa Terezinha, r. Maranhão, 617, Higienópolis.

Raul Simone Pereira - Hoje (18/1), às 12h45, na igreja Nossa Senhora do Brasil, pça. Nossa Senhora do Brasil, s/nº, Jd. Paulista.

William Cabariti - Hoje (18/1), às 19h, na Catedral Ortodoxa, rua Vergueiro, 1.515, Paraíso.

Lillian A. Cardenuto Silva Oliveira - Amanhã (19/1), às 19h30, na capela do Orfanato São Judas Tadeu, av. Itacira, 2.801, Planalto Paulista.


Endereço da página:

Links no texto: