Folha de S. Paulo


Francisca Belizia Schlithler (1936-2016)

Mortes: Uma vida dedicada ao próximo

A informação de que vereadores não pagavam Imposto de Renda deve ter aborrecido muitos eleitores. Mas Francisca Belizia Schlithler não se contentou em ficar aborrecida. Com outros três aposentados, entrou com uma ação popular e, depois de 17 anos, conseguiu a devolução de R$ 98 mil aos cofres da Prefeitura de São Paulo.

Essa era a dedicação de Francisca com a comunidade. Queria ajudar, cuidar de todo mundo, e não tinha problema em carregar um abaixo-assinado quando preciso.

Nascida e criada na capital paulista, começou os trabalhos voluntários na década de 1970, lendo histórias em uma creche do Alto de Pinheiros, mas logo passou a coordenar um grupo de mães na igreja Dom Bosco, no Alto da Lapa, outro na região de Boaçava e participou da fundação de um grupo eclesial.

Os temas dos encontros eram variados: aulas de artesanato, tricô e crochê, leitura, conselhos. "Depois de 40 anos, eram quase uma família", diz a filha Ana Cristina.

A mesma dedicação que Francisca mostrava com os outros tinha também em sua casa. Conseguia ser ao mesmo tempo carinhosa e exigente com as filhas e o marido, Fábio, com quem ficou casada por quase 60 anos, até a morte dele, há quatro anos.

Sempre independente, fez questão de permanecer em sua casa após a morte do marido, mesmo sozinha. Mantinha também os encontros em grupo, os exercícios no parque Villa-Lobos e os bazares de seus trabalhos artesanais.

Morreu no dia 7, aos 79 anos, após uma rápida luta contra o câncer. Deixa três filhas, três netos e uma irmã.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

VEJA MORTES E MISSAS PUBLICADAS NESTA QUINTA-FEIRA

Ageo Rosa - Aos 89, viúvo de Josepha Aguilar Rubira. Deixa dois filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

Antonia Basilio Conceição - Aos 54. Deixa dois filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

Celina Schwartzman - Aos 75, casada com Francisco Schwartzman. Deixa os filhos, Eliane, Yeda e Helio Samuel, irmãs, netos e bisnetos. Cemitério Israelita do Butantã.

João Alves Cordeiro - Aos 86, casado com Tereza da Cunha Cordeiro. Deixa quatro filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

Judith Sales Oliveira - Aos 80. Deixa seis filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

Raul Simone Pereira - Aos 91, casado com Alda Maria Travaglia Simone Pereira. Deixa os filhos, Eduardo e Ricardo, e cinco netos. Cemitério da Paz

*

7º DIA

Cirilo José de Lima - Nesta sexta (15), às 18h, na igreja Imaculado Coração de Maria, Rua Jaguaribe, 735, Higienópolis.

Luiz Francisco Carvalho Pastura - Nesta quinta (14), às 20h, no santuário São Judas Tadeu, av. Jabaquara, 2.682, Jabaquara.

*

30º DIA

Rosa Ferreira de Morais - Nesta sexta (15), às 16h, na igreja Matriz de Crateús, praça da Matriz, Crateús (CE).

*

10º ANO

Maria do Rosário Ferreira de Marco (dona Sara) - Nesta quinta (14), às 19h30, no santuário N. S. da Salete, r. Dr. Zukim, 1.746, Jd. São Paulo.

*

47º ANO

Otavio Antonio de Arruda Magri - Nesta sexta (15), às 19h30, na igreja São José do Ipiranga, r. Brigadeiro Jordão, 560, Ipiranga.


Endereço da página:

Links no texto: