Folha de S. Paulo


Carnaval no Recife fará referência à África e terá Lenine e O Rappa

Responsável por um dos carnavais mais tradicionais do país, a Prefeitura do Recife divulgou nesta quarta-feira (13) a programação oficial deste ano. De 5 a 9 de fevereiro, serão mais de 2.000 apresentações em 52 polos oficiais espalhados pela cidade.

Neste ano, a festa no Recife homenageia o maestro Forró, e o Clube Carnavalesco Misto Pão Duro e o Maracatu Nação Porto Rico, ambos completando 100 anos de existência. Os homenageados fazem a abertura da folia no Marco Zero, na sexta (5) a partir das 18h.

Além da tradicional apresentação do percussionista Naná Vasconcelos regendo 11 nações de maracatu, a abertura do Carnaval recifense também terá, este ano, as participações de Lenine, Johnny Hooker, Chico César e Luiza Possi, entre outros.

Do sábado de Zé Pereira (7) a terça-feira de Carnaval (9), shows gratuitos serão realizados em nove polos centrais e em outros 34 palcos localizados em bairros da periferia. Por eles passarão artistas como, Elba Ramalho Alceu Valença, Nação Zumbi, Jota Quest, O Rappa e Emicida.

Nos parques de Dona Lindu, Jaqueira e Santana serão montados os polos infantis. Os pequenos foliões poderão aproveitar o Carnaval com shows e atividades de lazer.

A montagem das estruturas já começaram. O projeto cenográfico do Carnaval do Recife 2016 tem como conceito principal um retorno às raízes da África, tanto culturais, religiosas e históricas. Figuras de tribos e de animais da savana africana enfeitarão ruas e pontes da capital.

A Prefeitura do Recife não divulgou os custos do Carnaval deste ano, mas reconheceu que a festa será "mais modesta" do que em edições anteriores. Em 2015, a folia recebeu um investimento total de R$ 35 milhões. A programação completa de cada um dos polos e outros detalhes no site Carnaval do Recife.


Endereço da página:

Links no texto: