Folha de S. Paulo


Muro de arrimo cede e interdita seis casas na zona leste de São Paulo

Um muro de arrimo cedeu na noite desta segunda-feira (11) e interdita seis casas na avenida Itaquera, na zona leste de São Paulo.

A Subprefeitura de Itaquera informou que ocorreu uma movimentação de terra, colocando em risco seis casas, mas que não houve desabamento nem vítimas.

A Defesa Civil informou que das seis casas atingidas pela queda do muro, três foram totalmente interditadas e as demais parcialmente. O órgão informou que técnicos estão no local para verificar as causas do acidente e se serão necessárias novas interdições.

A queda do muro pode estar relacionada com uma obra no local e com acúmulo de chuva dos últimos dias. Segundo a Subprefeitura de Itaquera, a obra tinha alvará emitido em 2014 e, devido ao acidente, esta será embargada.

"Os responsáveis pela obra deverão providenciar os devidos reparos e terão de se comprometer a restaurar as condições de estabilidade e segurança das habitações que estão em risco", disse, em nota, a Defesa Civil.

Peter Leone/Futura Press/Folhapress
Seis casas são interditadas pela Defesa Civil após queda de muro de arrimo na zona leste
Seis casas são interditadas pela Defesa Civil após queda de muro de arrimo na zona leste

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), ligado à prefeitura, informou que choveu de forma moderada na região durante toda a segunda. De acordo com o órgão, em Itaquera choveu 6,9 mm nesta segunda enquanto que no sábado choveu 49,3 mm e no domingo 46,6 mm –dias em que houve transbordamento de rios e córregos na região.

VÍTIMAS DAS CHUVAS

Dois homens morreram durante as fortes chuvas que atingiram o extremo leste de São Paulo neste fim de semana, segundo a prefeitura. Uma das vítimas é um homem de 46 anos, que foi carregado pela enxurrada ao tentar ajudar uma idosa no Jardim Lapenna, em São Miguel Paulista.

O outro homem também foi carregado pela correnteza no córrego Itaim, no bairro Itaim Paulista. O Corpo de Bombeiros ainda procura um jovem que desapareceu após cair no córrego Aricanduva, também na zona leste.

Gero/Folhapress
Chuva causa alagamento em ruas da zona leste de São Paulo
Chuva causa alagamento em ruas da zona leste de São Paulo

De acordo com dados do CGE, as chuvas do último sábado (9) totalizaram 148 milímetros em apenas três horas na zona leste. O volume equivale a 57% do previsto para todo o mês de janeiro –268 milímetros.

No sábado, dezenas de moradores fizeram protestos contra as enchentes. Eles chegaram a queimar um ônibus ao lado do córrego Lajeado, no Itaim Paulista, e tentaram incendiar outro no mesmo bairro.

Nesta segunda-feira (11), o cenário na região era de limpeza e reconstrução. Moradores colocaram para fora de casa colchões, sofás, camas e outros objetos que foram destruídos pelos alagamentos. Todo o material era recolhido por caminhões da prefeitura.


Endereço da página:

Links no texto: