Folha de S. Paulo


Carlos Eduardo Figueiredo (1934-2016)

Mortes: Desembargador que amava livros e a França

Carlos Eduardo Figueiredo ainda era pequeno quando ganhou do padrinho um trenzinho de ferro. O brinquedo foi logo montado na sala de casa, mas o garoto não se interessou em brincar com ele. Ficou bravo por ter ganhado o brinquedo, queria livros.

A leitura sempre foi uma paixão para ele, assim como a admiração pela França. Com apenas sete anos, esperava ansioso a chegada do jornal pela manhã para saber mais sobre a invasão do país pela Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial.

Com o passar dos anos, aprendeu a falar francês e estudou a história da França e de Napoleão. Também formou sua própria biblioteca com livros sobre literatura, direito, história e geografia. "Cresci acreditando que toda casa tinha biblioteca, que era normal ter três, quatro mil livros", conta o filho Carlos.

Com vários advogados e juízes na família, cursou direito e se tornou desembargador do TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Foram mais de 40 anos de trabalho, tendo, inclusive, integrado a comissão da Constituinte de 1988.

Tanto no trabalho como em casa, mantinha a postura séria, formal, mas sempre gentil, conciliador. Apenas os netos conseguiram deixá-lo mais leve e descontraído. Com uma memória impecável, citava escalações antigas do São Paulo, imperadores romanos, generais de Napoleão, colegas do colégio.

Morreu dia 6, aos 81, devido ao câncer. Deixa mulher, dois filhos, três enteados, cinco netos e dois irmãos. A missa de sétimo dia será na quarta (13), às 19h, na paróquia São Luís Gonzaga, na região central de São Paulo.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

VEJA MORTES E MISSAS PUBLICADAS NESTA SEGUNDA-FEIRA

30º dia

CARLOS AURICCHIO - Na terça (12), às 10h, na Capela da Igreja São Judas, Av. Itacira 2801 - Planalto Paulista.

*

1º ano

MYRIAM MEIRELLES CHAGAS - Nesta segunda (11), às 18h30, na Paróquia Assunção de Nossa Senhora, al. Lorena, 665, Jardim Paulista.

WILTON CHRISTOVAM DOS SANTOS - Na terça (12), às 20h, na igreja Santuário São Judas Tadeu, av. Jabaquara, 2682, Mirandópolis.

*

2º ano

JOSÉ FRANCISCO MOTTA - Nesta segunda (11), às 7h, na igreja do Colégio Santa Escolástica, r. José Manoel de Oliveira Libório, 77, centro de Sorocaba, SP; na capela do Convento Carmelita N. S. da Assunção e São José, r. Dr. Joaquim Silveira da Motta, 540, Guabiratuba, em Curitiba; e na Igreja do Mosteiro São Bento de Sorocaba, no Largo de São Bento, 62, centro de Sorocaba, SP; às 18h15 na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, praça Cel. Fernando Prestes, s/nº, centro de Sorocaba, SP; e às 19h na igreja do Divino Espírito Santo, largo do Divino, 39, em Sorocaba, SP.

*

27º mês

RUBENS BERNAL MOLINA - Nesta segunda (11), às 19h, na basílica N. S. do Carmo, r. Martiniano de Carvalho, 114, Bela Vista.


Endereço da página:

Links no texto: