Folha de S. Paulo


Chuva em SP causa alagamentos e prejudica circulação de trens da CPTM

A chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo na tarde deste sábado (9) causou transtornos aos moradores da zona leste da cidade e de parte dos municípios, como Ferraz de Vasconcelos, Poá, São Caetano do Sul, Mauá e Santo André na Grande SP.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), ligado à prefeitura, informou que choveu com bastante intensidade nesta região durante pouco mais de duas horas. Segundo o órgão, das 17h20 às 19h50, choveu cerca de 103,6 mm de água em Itaquera e 66 mm em Aricanduva. Na zona sul, Parelheiros foi o bairro que mais choveu (72 mm).

Com a forte chuva, as zonas leste, norte e oeste registram vários pontos de alagamentos. Às 21h10, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que havia 12 pontos de alagamentos, sendo 9 intransitáveis (confira abaixo).

A chuva também causou a paralisação de três linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos): 10-turquesa (às 19h), 11-coral e 12-safira, a partir das 18h30. Por volta das 20h, a linha 10-turquesa retomou a operação –ela estava paralisada entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Mauá.

A paralisação na linha 11-coral estava interrompida entre as estações Calmon Viana e Guaianases. Por volta das 21h, a linha 11-coral voltou a circular com velocidade reduzida e maior intervalo de tempo de parada entre as estações Estudantes e Guaianases. Na linha 12-safira a paralisação ocorre entre as estações Ermelino e Calmon Viana. A companhia informou que a circulação voltará ao normal após o fim do alagamento.

Por volta das 21h10, as linhas 3-vermelha e 5-lilás circulavam com velocidade reduzida e maior intervalo de tempo entre as paradas. Em algumas ruas da zona leste, a água subiu tanto que chega a encobrir alguns carros. Com o transbordamento do córrego Lajeado, parte dos moradores da região do Itaim Paulista protestaram na avenida Marechal Tito, que chegou a ser fechada em ambos os sentidos no começo da noite deste sábado. Alguns
manifestantes tentaram atear fogo em dois ônibus na rua Manoel Bueno da Fonseca –um deles chegou a ter chamas, mas a Polícia Militar chegou a tempo de controlar.

Gero/Folhapress
Chuva causa alagamento em ruas da zona leste de São Paulo
Chuva causa alagamento em ruas da zona leste de São Paulo

O CGE informou que a chuva começou a perder intensidade por volta das 20h na zona leste da cidade. O órgão também havia emitido alerta para as regiões de Aricanduva, Vila Formosa, Itaquera e Itaim Paulista onde houve transbordamento do rio Aricanduva e dos córregos Lajeado e Rio Verde. Às 20h45, o órgão informou que havia terminado o estado de atenção e de alerta para alagamentos da zona leste e da marginal Tietê. Por volta das 18h37, o órgão havia retirado estado de atenção das zonas oeste, sul, norte e marginal Pinheiros.

A chuva deste sábado foi causada por áreas de instabilidade vindas do interior do Estado para a capital paulista. O CGE também alertou para chuva forte nos municípios de Mauá, Ribeirão Pires, Santo André e São Bernardo do Campo. De acordo com os meteorologistas do CGE, as próximas horas devem continuar com chuvas alternadas com períodos de melhoria.

Para domingo (10), a previsão é de céu nublado e sensação de tempo abafado, com pancadas de chuva durante a tarde e começo da noite. A temperatura mínima deve ficar em torno dos 20°C e a máxima em torno dos 28°C.

PONTOS DE ALAGAMENTOS

INTRANSITÁVEIS

  • Av. Aricanduva próximo às ruas Tumucumaque, Manilha, Baquia, Julio Colaco e avenida Itaquera nos dois sentidos;
  • Rua Padre Viegas de Menezes na altura da rua Itagimirim;
  • Rua Tomazzo Ferrarra na altura da avenida Itaquera;
  • Av. Itaquera na altura da rua Campinas do Piaui;
  • Av. Governador Carvalho Pinto na altura da av. São Miguel

TRANSITÁVEIS

  • Marginal Tietê, pista expressa, sentido Castello Branco, próximo à ponte Walter Abrahão;
  • Marginal Tietê, pista central, sentido Ayrton Senna, próximo à altura do número 17.601;
  • Av. Condessa Elisabeth de Robiano, sentido Ayrton Senna, próximo à rua Tuiuti

Endereço da página: