Folha de S. Paulo


Praias do Rio têm roubos e calor de 35ºC neste domingo

O último domingo do ano no Rio foi de forte calor, praias lotadas e confusão nas areias do Arpoador, zona sul da cidade. Houve roubos, princípio de correria e prisões.

Banhistas se assustaram quando duas pessoas iniciaram uma briga, mas não houve roubos em série, o chamado arrastão. Desde setembro, após uma forte onda de calor na cidade, os arrastões voltaram à rotina da praia do Arpoador, situada entre Ipanema e Copacabana.

Segundo o oficial da PM no local, ao menos dez pessoas tinham sido detidas até as 18h30 por suspeita de roubo. Desse total, quatro foram presas em flagrante.

Os suspeitos serão submetidos ao reconhecimento das vítimas. A assessoria de imprensa da PM do Rio informou que só terá um balanço do dia na próxima segunda-feira (28).

A Folha presenciou um jovem sendo detido por cinco policiais, por supostamente ter desacatado um dos agentes. Menores de idade são levados ao Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente, o Ciaca.

Mônica Imbuzeiro/Agência O Globo
O domingo no Rio teve praia cheia e confusão no Arpoador, com roubo e correria após um início de briga
O domingo no Rio teve praia cheia e confusão no Arpoador, com roubo e correria após um início de briga

O local consiste em uma tenda da secretaria municipal de Desenvolvimento Social onde a identidade dos menores é checada e seus pais são contatados. A medida foi uma forma de as autoridades locais tentaram coibir a participação de menores de idade em arrastões nas praias da cidade. Jovens abordados que estiverem sem carteira de identidade são levados a tenda para verificação.

Um casal de turistas sul-coreanos buscava, por volta das 18h, a ajuda de guardas municipais, depois de ter sido vítima de um roubo. Quatro jovens teriam roubado o celular da mulher. O homem sofreu escoriações no braço ao tentar impedir a ação.

Os turistas não falavam em inglês e se comunicavam por meio de mímica e de um aplicativo de tradução do celular. Um dos suspeitos pelo roubo foi detido.

O policiamento nas praias do Rio está reforçado desde o final de setembro. Cem policiais militares patrulhavam a orla de Ipanema, com o apoio de um helicóptero.

O dia foi de forte calor em toda a cidade do Rio. A máxima registrada foi de 40ºC em Guaratiba, zona oeste. Na zona sul, segundo o Centro de Operações da Prefeitura, a máxima registrada foi de 35ºC. Uma mulher grávida passou mal no Arpoador e teve de ser socorrida por guardas municipais.


Endereço da página:

Links no texto: