Folha de S. Paulo


Bombeiros utilizam drone com boia em Copacabana

Custódio Coimbra / Ag. O Globo
Drone salva-vidas é o novo equipamento dos Bombeiros, no Rio de Janeiro
Drone salva-vidas é o novo equipamento dos Bombeiros, no Rio de Janeiro

Um drone que solta uma boia ao identificar uma vítima que esteja se afogando é o novo equipamento do Corpo dos Bombeiros para o verão do Rio.

O aparelho começou a ser utilizado nesta quarta-feira (23), primeiro dia da chamada "Operação Verão 2016", em caráter experimental. Inicialmente, somente a praia de Copacabana, na zona sul do Rio, terá o equipamento.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Alcântara, o equipamento aumenta a chance de sobrevida de uma pessoa.

"O drone leva a boia e localiza a posição exata de uma vítima com a ajuda de uma câmera acoplada e, em seguida, solta a boia. Dessa forma, a pessoa pode se manter à tona enquanto espera pela equipe de resgate até um local seguro", afirmou.

Segundo a corporação, até março haverá um reforço de 50% no efetivo de guarda-vidas, totalizando 900 militares na orla de todo o Estado. Uma gratificação de R$ 1 mil mensais será paga durante o período.

Esse não será o único drone sobrevoando a orla carioca. Desde o final de setembro a Polícia Militar utiliza dois equipamentos nos finais de semana e em feriados para auxiliar no policiamento.


Endereço da página: