Folha de S. Paulo


Hospital universitário da UFRJ suspende cirurgias por falta de verba

Em grave crise financeira, a direção do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da UFRJ, suspendeu nesta terça-feira (15), por período indeterminado, parte das atividades.

Aproximadamente 115 cirurgias eletivas foram canceladas desde o dia 30 de novembro. O hospital vai realizar apenas as cirurgias que forem consideradas de absoluta emergência.

"O contingenciamento de serviços é a única forma encontrada pela direção geral para garantir que os insumos para o tratamento de pacientes graves não acabe", diz a nota.

A direção, por meio de nota, afirma que o hospital acumula dívidas milionárias com fornecedores, o que resulta na falta de materiais para a realização das atividades. O déficit da instituição é superior a R$ 7, 75 milhões.

Sem poder receber novos pacientes, a direção do hospital pede ainda que os necessitados de atendimento deixem de buscar assistência no HUCFF e procurem outras unidades de saúde.

Em nota, a direção afirma que haverá "novo contingenciamento de cirurgias, sendo realizadas somente as que são de absoluta emergência; suspensão e remarcação de consultas; formação de equipes de triagem para avaliação de pacientes que possam ser transferidos para outras unidades de saúde, ou, quando possível, alta hospitalar".

O Ministério da Saúde afirmou que os repasses de recursos para pagamento de serviços do hospital estão sendo feitos regularmente.

O Ministério da Educação afirmou que não administra o HUCFF, mas que ainda assim repassou, por meio do Rehuf (Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais), R$ 5,9 milhões ao hospital.


Endereço da página: