Folha de S. Paulo


43% dos brasileiros já foram assediados sexualmente, diz Datafolha

Uma pesquisa Datafolha realizada nos dias 25 e 26 de novembro deste ano aponta que 43% dos brasileiros já se sentiram vítimas de assédio sexual. O índice, porém, sobe para 52% apenas entre as mulheres.

Entre as brasileiras que disseram ter se sentido assediadas, 42% relataram que a agressão foi verbal, 21% física e 10% de ambos os tipos.

Os locais onde os entrevistados relataram ter recebido o maior número dos assédios foi na rua (29%) e no bar ou na balada (25%).

A maior parte dos brasileiros aprova a atuação dos movimentos feministas. A pesquisa Datafolha aponta que 54% dos entrevistados responderam que esses movimentos trazem mais benefícios que prejuízos à imagem da mulher. Para 26%, eles trazem mais prejuízos do que benefícios, para 10% não trazem nem prejuízo nem benefício e 9% não opinaram.

Recentemente, a ONG feminista Think Olga incentivou as mulheres a contar em redes sociais a primeira vez em que foram abusadas sexualmente usando a hashtag #PrimeiroAssedio. A campanha também contou com a adesão de artistas, como a atriz Letícia Sabatella.

Pesquisa Datafolha - Já se sentiu abusado sexualmente? (em %)

Pesquisa Datafolha - Entre os que já se sentiram assediados sexualmente, de que forma a agressão ocorreu? (em %)

ABORTO

A pesquisa Datafolha também revelou que 67% dos brasileiros são favoráveis à atual lei que trata do aborto no Brasil. Para os entrevistados, a interrupção forçada da gravidez deve continuar sendo permitida apenas em casos de estupro e risco de morte para a mãe.

Para 16% dos entrevistados, o aborto deve ser estendido para mais casos, enquanto e 11% acha que a prática deve deixar de ser um crime em qualquer situação. Apenas 3% deles defendem que o aborto seja criminalizado em qualquer caso.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 3.541 entrevistas em 185 municípios diferentes.


Endereço da página:

Links no texto: