Folha de S. Paulo


Reizo Nishi (1931-2015)

Mortes: Era amigo do imperador japonês Akihito

Os presentes que aguardavam o desfile do então príncipe herdeiro japonês Akihito e a princesa Michiko em São Paulo, em 1967, não entenderam quando o carro que levava o casal imperial passou em alta velocidade.

Ao ver a princesa sentindo-se indisposta, o oficial da então Força Pública (hoje Polícia Militar de São Paulo) Reizo Nishi ordenou que o carro, que seguia lentamente, acelerasse para que Michiko recebesse atendimento médico.

O gesto fez com que Reizo caísse nas graças de Akihito, que visitava o Brasil pela primeira vez. Imperador do Japão a partir de 1989, ele convidou Reizo a visitar o Palácio Imperial em Tóquio mais de uma vez e viraram amigos.

Em uma cerimônia no Japão, Reizo foi chamado a caminhar lado a lado com Akihito em um tapete vermelho exclusivo para o imperador.

Natural de Bastos (a 536 km de São Paulo), foi o primeiro nissei —filho de japoneses nascido no continente americano— a ingressar na Polícia Militar paulista, em 1956.

Na escola de oficiais, foi o melhor aluno da turma, e sua primeira unidade foi o Regimento de Cavalaria.

Aposentou-se como coronel na década de 90, mas, sendo figura histórica da corporação, continuou sendo convidado a falar para jovens oficiais da PM.

Orgulhava-se do jardim japonês que ajudou a construir no quartel do Comando-Geral. Apaixonado por golfe, chegou a ganhar taças em competições da modalidade.

Morreu no dia 24, aos 84 anos, após complicações de um câncer no pulmão. Deixa a mulher, Nair —com quem foi casado por 59 anos—, dois filhos e uma neta.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA QUARTA

Claudio Antonio Cuoco - Aos 87. Deixa filhas Ângela e Teresa, netos e bisnetos. Crematório de Vila Alpina.

Elisabetta Giuseppina Vergani - Aos 89. Deixa irmã e sobrinhos. Cemitério do Araçá.

Lúcia Pimentel Sampaio Goes Martinez - Aos 55. Casada com Lilton Rodolfo. Deixa os filhos Ana Lúcia e Pedro Vicente. Cemitério do Morumbi.

Sura Rajzla Melnik - Aos 88. Deixa a filha Geni e irmãos. Cemitério Israelita do Butantã.

Washington Yoshiki Takiishi - Aos 60 anos. Deixa a mulher Darcel e o filho, Akira. Cemitério do Morumbi.

*

7º DIA

Julio Orestes Pracchia - Amanhã (3/12), às 18h30, na igreja São Gabriel, av. São Gabriel, 108, Jardim Paulista.

*

30º DIA

Maria Auxiliadora de Mello Midena - Hoje (2/12), às 10h, na capela S. José, av. Itacira, 2.801, Planalto Paulista.


Endereço da página:

Links no texto: