Folha de S. Paulo


René Daniel Decol (1958-2015)

Mortes: Sociólogo, demógrafo e jornalista de bom humor

Certa vez, ao fazer uma entrevista para uma reportagem sobre depressão, o jornalista René Daniel Decol impressionou sua fonte, a psiquiatra Vera Tess. "Ele chegou e disse que tinha lido três livros sobre depressão, já estava sabendo mais do que eu", brinca ela, que mais tarde tornou-se sua grande amiga.

Essa era, de fato, uma marca registrada de René, sujeito intelectual, "de cultura profunda". Era um habitué da antiga Livraria Belas-Artes, do amigo José Luiz Goldfarb. "Intelectual de bom humor e pimentinha nos comentários", lembra ele.

Aos 11 anos, já editava um jornal, conta Goldfarb, que frequentou com René o movimento juvenil judaico. Formado em ciências sociais pela USP, em 1982, fez mestrado nos EUA em sociologia e doutorado na Unicamp em demografia. Com seus estudos sobre o crescimento da população mundial, "poderia ter feito uma carreira na ONU", diz o irmão Jorge.

Não que tenha feito pouco no jornalismo. Foi repórter e editor no jornal "O Estado de S. Paulo", onde se destacou na cobertura cultural, no final da década de 80. Passou ainda pelo "Jornal da Tarde" e pelas revistas "IstoÉ" e "Época Negócios".

Há cerca de oito anos, deu o pontapé nos estudos que revelaram o trabalho de Aracy Guimarães Rosa como "o anjo de Hamburgo". Durante a Segunda Guerra, ela salvara judeus do Holocausto ao emitir vistos e passaportes falsos.

Morreu no dia 25, aos 57 anos, após um câncer de pâncreas fulminante —descrito também como inacreditável pelos amigos. Deixa a mãe, o irmão e a namorada.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA SEGUNDA

Hellenice Joana Falqueiro Roselli - Amanhã (1º/12), às 18h, na paróquia Coração Imaculado de Maria (PUC), r. Monte Alegre, 948,
Perdizes.

Julio Orestes Pracchia - Quinta (3/12), às 18h30, na Igreja São Gabriel, av. São Gabriel, 108, Jardim Paulista.

*

30º DIA

Amauri Martins Libbos - Hoje (30/11), às 19h30, na Igreja Cristo Rei, r. Maria Eugênia, 104, Tatuapé.

Maria Auxiliadora de Mello Midena - Quarta (2/12), às 10h, na capela São José, av. Itacira, 2.801, Planalto Paulista.


Endereço da página:

Links no texto: