Folha de S. Paulo


Éride Albertini (1952-2015)

Mortes: Educadora que foi a alma da Vila Maria Zélia

Foram duas as constantes na vida de Éride Albertini: o trabalho com a educação e a sua dedicação à Vila Maria Zélia. Nasceu e morou a vida inteira na vila operária construída em 1917, no Belenzinho, zona leste de São Paulo.

Feita para abrigar os trabalhadores da tecelagem Companhia Nacional de Tecidos da Juta, a vila tinha aspecto de cidadezinha europeia e foi tombada como patrimônio histórico em 1992.

Desde antes do tombamento, Éride já discutia a preservação da arquitetura do local.

Esse trabalho foi intensificado com a criação da Associação Cultural Vila Maria Zélia, há dez anos. A partir de então, a psicóloga e professora passou a promover diversas atividades culturais e educativas voltadas para os moradores e visitantes.

Exposições de fotografias, sessões de cinema e um grupo de coral são alguns exemplos. Querida por moradores dos nove aos 90 anos, era um arquivo vivo de muitas histórias da vila.

Na educação, foi professora do ensino médio da rede pública estadual e diretora de creches. Seu trabalho na área, mais do que uma questão de sobrevivência, tinha um sentido social, de transformação da sociedade, lembra Ana Luiza, companheira de Éride durante 30 anos.

Engajada no movimento feminista e LGBT, foi uma das fundadoras da Caminhada Lésbica em São Paulo.

Adorava tênis, e pôde conferir algumas partidas de Roland Garros in loco.

Morreu no dia 13, aos 63 anos, após um câncer no sistema digestivo. Filha única, deixa a companheira.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA SEGUNDA

Dorothea Steinbruch (Dora) - Aos 85. Deixa os filhos, Elizabeth, Ricardo e Benjamin, netos e bisnetos. Cemitério Israelita do Butantã.

Gersio Sipukow - Aos 61. Casado com Lina Szapiro Sipukow. Deixa os filhos, Debora e Marcelo, irmãos e netos. Cemitério Israelita do Butantã.

Leon Granatowicz - Aos 86. Deixa os filhos, Rosana, Bernardo e Jekiel, irmã e netos. Cemitério Israelita do Butantã.

Nelson Kojranski - Aos 88, casado com Sara Kojranski. Deixa as filhas, Arlene, Ieda, Selma e Gisele, irmãos, netos e bisnetos. Cemitério Israelita do Butantã.
Silas pavarini -Aos 78, viúvo de Milena Milenkovich Pavarini. Deixa dois filhos e cinco netos. Cemitério Municipal de Marília (SP).

*

7º DIA

Maria Apparecida de Almeida Oliveira - Amanhã (24/11), às 18h30, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, pça. Nossa Senhora Aparecida, s/n, Moema.

Maria Philomena Osório de Vita - Hoje (23/11), às 17h, na igreja do Perpétuo Socorro, r. Honório Libero, 100, Jd. Paulistano.

*

1º MÊS

Francisca Flores Auge - Amanhã (24/11), às 17h30, na igreja Nossa Senhora do Carmo da Aclimação, r. Braz Cubas, 163, Aclimação.

*

6º ANO

Violeta Boff Campos - Amanhã (24/11), às 19h, na igreja Santa Terezinha, rua Maranhão, 617, Higienópolis.

*

211º MÊS

Norma Vasques Dominguez - Amanhã (24/11), às 20h, na igreja Nossa Senhora da Saúde, r. Domingos de Moraes, 2.387, Vila Mariana.


Endereço da página:

Links no texto: