Folha de S. Paulo


Veja os textos mais lidos do Blogay, de Vitor Angelo

Morreu no começo da tarde desta quinta-feira (19), aos 47, Vitor Angelo, autor do blog da Folha "Blogay".

Angelo era formado em jornalismo pela PUC-SP e em cinema pela USP. Relembre os textos mais lidos do blog:

* 04/12/12 - 'Vi a covardia e a coragem brigando na minha frente', diz testemunha de agressão homofóbica em Pinheiros
Mais uma agressão com caráter homofóbico na cidade de São Paulo. Na noite de segunda-feira, 3, o estudante de direito André Cardoso Gomes Baliera estava andando a pé quando foi xingado pelo personal trainer Diego Mosca, 29, e pelo empresário Bruno Portieri, 25, segundo informações da PM. Ao responder as ofensas, os dois deixaram o seu carro e agrediram fisicamente o rapaz que é assumidamente gay.

* 20/09/12 - Foto polêmica entre empresário gay e Celso Russomanno causa polêmica nos meios LGBTs
Na manhã desta quinta-feira, 20, uma imagem caiu como uma bomba para a comunidade LGBT. Um dos empresários mais poderosos da noite gay de São Paulo, André Almada, apareceu em uma foto abraçado com o candidato do PRB à prefeitura da cidade, Celso Russomanno.

* 27/06/15 - Por que os brasileiros comemoraram tanto a aprovação do casamento gay nos Estados Unidos?
Desde que foi anunciada, na tarde de sexta-feira, 26, que o casamento igualitário estava aprovado nos Estados Unidos, uma avalanche de arco-íris invadiu as redes sociais no Brasil. O Facebook criou um dispositivo para que o avatar ganhasse as cores do movimento LGBT, e o efeito cascata tomou conta, a cada minuto um amigo estava mais colorido.

* 19/10/12 - 'Glitter - Em Busca de um Sonho' é o primeiro reality gay do Brasil
"Vai ser choque de monstro", "apenas meu silêncio pra você", "não se engane comigo porque dois e dois pode ser três". Alguns destes termos começam a circular no meio LGBT e de onde eles vieram? De "Glitter - Em Busca de um Sonho". Sim, o primeiro reality show feito no país apenas com gays, travestis e drags. E se engana quem acha que é algo que saiu do "moderninho" eixo Rio-São Paulo. O reality acontece dentro do programa do apresentador Ênio Carlos, na TV Diário, em Fortaleza. Ele também é apresentado pela travesti Lena Oxa.

* 01/08/13 - Saída de armário de Félix, em 'Amor à Vida', explica a complexidade do personagem
Muitas emoções aconteceram na novela "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco, na noite de quinta-feira, 1, todas guiadas pela saída do armário - forçada, diga-se - de Félix (Mateus Solano). Em meio a um escândalo, a denúncia da esposa Edith (Bárbara Paz) que o seu marido é gay cai como uma bomba para toda a família.

* 29/09/12 - Hebe Camargo e os gays
Tinha um amigo da faculdade que nunca saia às segundas-feiras à noite, pois era dia do programa da Hebe. Ele era homossexual. Tinha uma conhecida que fazia questão de ter perucas loiras e cheias de laquê por causa da apresentadora. Ela era travesti.

* 04/02/13 - O 3º banheiro é um modo de fugir do problema aparentando resolvê-lo
Colocada a questão do não lugar social na transexualidade e o caso de Ranata Bastos, que em sua ida ao clube municipal do Pacaembu, em São Paulo, para ir à piscina, acabou sendo encaminhada para um vestiário masculino quando, com peitos e aparência feminina se sente mais à vontade frequentando o que é reservado para mulheres, surge a questão do terceiro banheiro.

* 23/05/14 - 'A reação anti-homofobia foi a mais surpreendente', diz produtora de Praia do Futuro sobre polêmica dos ingressos
O longa de Karim Aïnouz, estrelado por Wagner Moura, "Praia do Futuro", tem cenas de sexo e tem nu frontal. Hoje muitos filmes, minisséries televisivas e novelas têm. Então, por que muitas pessoas saem indignadas da sala do cinema, a ponto de um professor em João Pessoa postar que perguntaram para ele, na bilheteria, se ele sabia que tinha cenas de sexo gay e depois carimbaram um "avisado" em letras garrafais em seu ingresso?

* 23/05/13 - Salve Félix, a bicha má
Com a estreia da novela "Amor à Vida" substituindo a sonolenta - muitas vezes involuntariamente engraçada - "Salve Jorge", um personagem ganhou todos os holofotes e só se fala nele nas redes sociais e na seção de entretenimento e famosos da imprensa: Félix Khoury, interpretado de forma grandiosa por Mateus Solano.

* 06/09/12 - Revista lista entre os 10 motivos para não votar em Soninha o fato dela apoiar os homossexuais
Em uma matéria publicada nesta quinta-feira, 6, na revista "Free SP", que é distribuída semanalmente próxima aos pontos de partida e chegada de meios de transporte da capital paulista e ABC, foram listada dez razões para não votar nos seis candidatos mais bem colocados nas pesquisas para as eleições municipais 2012 em São Paulo. Uma das razões, indicadas pela publicação, para o eleitor não votar em Soninha Francine (PPS) é porque ela "sempre se mostrou defensora dos direitos dos homossexuais".

* 10/03/15 - Até quando? Filho de casal gay morre depois de ser espancado
Até quando a gente vai chorar a violência dos adolescentes contra outros adolescentes, no caso um de 14 anos que foi brutalmente agredido e morreu na segunda, 9, porque sofria bullying por ser adotado por um casal de homossexuais?

* 05/05/14- A Parada Gay de São Paulo é negra e pobre
No domingo, 4, o centro de São Paulo parou para ver a Parada LGBT passar. Durante as seis horas que permaneci no evento, uma constatação que já tinha feito em outros anos se impôs: o evento gay é feito principalmente por negros e pobres.

* 01/02/14 - Quebra-se um tabu
Na noite de sexta-feira, 31 de janeiro, finalmente aconteceu o primeiro beijo entre dois homens em uma novela do horário nobre, neste pais localizado ao sul do linha do Equador, que tanto diz que não existe pecado, mas existe um moralismo de proporções continentais.

* 18/08/12 - Primeiro casamento civil igualitário acontece em São Paulo
"Zona Leste somos nós", dizia um antigo samba enredo da Nenê da Vila Matilde, escola de samba paulistana. E neste sábado de manhã, 18, esta região da cidade, que sofre preconceito de boa parte das outras áreas da cidade que se acham "mais chiques e trends", também incluiu os gays na primeira pessoa do plural.

* 30/08/14 - Comissão aplica multa de R$ 20 mil para cada um dos agressores de homossexual
Agosto teve uma excelente notícia para os direitos gays e, na mesma moeda, uma péssima para os homofóbicos. Lembram do caso do estudante de direito André Cardoso Gomes Baliera que foi agredido, em 2012, na esquina da rua Teodoro Sampaio com a Henrique Schaumann, em São Paulo, pelo personal trainer Diego Mosca e pelo empresário Bruno Portieri? Pois bem, a Comissão Processante Especial da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado aplicou, agora, em agosto de 2014, uma multa de 1.000 UFESP (aproximadamente 20 mil reais) a cada um dos agressores. Os réus ainda podem recorrer.


Endereço da página:

Links no texto: