Folha de S. Paulo


Queda de árvores trava vias e deixa moradores da zona sul sem energia

O temporal que atingiu a região metropolitana de São Paulo na tarde desta quarta-feira (11) ainda causa transtornos aos moradores da zona sul da cidade na manhã desta quinta-feira (12).

A chuva causou quedas de árvores, que provocou o corte de energia elétrica e bloqueio de vias, principalmente, nos bairros da zona sul da cidade. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, a zona sul foi a região que mais choveu, ao todo choveu, em média, 6,5 mm de água. Em toda a cidade de São Paulo, o órgão registrou, em média, 2,5 mm.

Os bairros da zona sul mais atingidos pela chuva foram: Cidade Ademar (16 mm), M'Boi Mirim (15 mm), Jabaquara (13,6 mm) e Santo Amaro (13,4 mm). Os ventos fortes também causaram a queda de árvores na região. A previsão para esta quinta é de chuva moderada durante o período da tarde e começo da noite. A temperatura mínima deve ficar em torno de 20°C e a máxima em torno de 32°C.

A Eletropaulo informou que os moradores do entorno da avenida Sargento Geraldo Santana ainda estão sem energia elétrica devido a queda de uma árvore sobre a fiação elétrica. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que a árvore caiu por volta das 16h desta quarta e ocupa a faixa da esquerda, sentido bairro, na altura da rua Professor Guilherme Belfort Sabino.

O reparo na rede de energia só poderá ser realizado após equipes da subprefeitura realizarem o corte e a retirada da árvore, informou a companhia. Na rua Dr Mauro Paes de Almeida (zona sul), a companhia diz que a energia já foi restabelecida.

A CET informou ainda que há interdição por queda de árvore nas avenidas Atlântica, que ocupa o canteiro central da via na altura do número 748, e na João de Barros, que ocupa totalmente a via na altura do número 173. Ambas as avenidas ficam na zona sul da cidade.

A maioria das quedas de árvores foi registrada na zona sul da cidade. De acordo com Corpo de Bombeiros, ao menos 74 árvores caíram na cidade com chuva desta quarta. A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, contudo, ainda não divulgou um balanço com o número total de quedas.

Durante a chuva, as zonas sul, oeste e a marginal Pinheiros ficaram em estado de atenção para enchentes das 15h40 até as 16h30. Segundo o CGE, houve alagamento em dois pontos da avenida Nove de Julho durante a chuva. Os ventos também foram fortes na região dos aeroportos. No de Congonhas, na zona sul, os ventos chegaram a 45 km/h às 15h20 e às 15h50.. No aeroporto internacional de Guarulhos (Grande SP), os ventos chegaram a 55 kmh/ por volta das 16h40.


Endereço da página:

Links no texto: