Folha de S. Paulo


Gilda Feijó Panico (1930-2015)

Mortes: Recebia todos com sorriso e mesa farta

O entra e sai de pessoas era constante na casa de Gilda Feijó Panico, em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo). Eram filhos e netos buscando um lugar para comer ou alguém para conversar.

A anfitriã estava sempre pronta para recebê-lo com um sorriso no rosto e a mesa cheia —não faltava pão, queijo e café preto em sua casa.

Chegou a ganhar de um neto uma placa com a frase "Casa de vó nunca é longe", que acabou virando um convite na frente da sua casa.

Nascida no Rio de Janeiro, Gilda casou ainda jovem com o paulista Milton. A união foi oficializada em Aparecida, no interior de São Paulo, o meio do caminho entre a casa dos dois. A união durou cerca de 50 anos, até a morte dele, no início dos anos 2000.

Juntos, tiveram nove filhos, embora uma tenha morrido após o nascimento em decorrência de um problema cardíaco —Gilda afirmava ainda hoje que tinha nove filhos.

Protetora, tinha como prioridade os cuidados com a família e a educação dos filhos.

Passou por várias cidades do interior paulista até se fixar em Ribeirão, onde também ajudou na educação de dezenas de crianças do educandário da cidade.

Calma e carinhosa, só parecia preocupada quando os filhos e netos passavam por dificuldade. Nessas ocasiões, acionava as velas de sétimo dia para ajudar na solução dos problemas. Adorava ler, estudar idiomas e viajar, tendo visitado a Europa e os Estados Unidos nos últimos anos, motivo de orgulho.

Morreu no dia 31, aos 84 anos, em decorrência de insuficiência renal. Deixa filhos, noras, genros e 15 netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA TERÇA

José Antonio Macedo Gonçalves (Candinho) - Aos 68, casado com Eliane. Deixa a mãe Maria Antonieta, o irmão Adauto e os filhos Luis Fernando, João Ricardo e Roberto. Cemitério São Paulo.

Maria Therezinha Gabriel Capriglioni - Aos 79, viúva de Hamleto Capriglioni. Deixa familiares e amigos. Cerimônia de sepultamento hoje (10/11), às 9h, no cemitério Gethsêmani.

Zisel Chneider - Aos 95. Deixa os filhos Miriam e Marcella, irmão, netos e bisnetos. Cemitério Israelita do Butantã.

*

7º DIA

Celso Antonio de Carvalho - Hoje (10/11), às 19h, na igreja São José, r. Dinamarca, 32, Jd. Europa.

Dulce Aranha Ramsthaler - Hoje (10/11), às 19h30, no santuário Nossa Senhora de Fátima, r. Darwin, 651, Santo Amaro.

Roberto Coimbra de Andrade - Amanhã (11/11), ao meio-dia, na igreja São José, r. Dinamarca, 32, Jd. Europa.

*

4º MÊS

Lucas Felipe Soares Lopes - Hoje (10/11), às 19h, na igreja de Santa Cecília, largo de Santa Cecília, s/nº, Santa Cecília.

*

EM MEMÓRIA

Dalton Rubens Maiuri - Hoje (10/11), às 12h30, na capela FEI, av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972, Assunção, São Bernardo do Campo (SP).


Endereço da página:

Links no texto: